Os 12 melhores momentos do futebol em 2012

Títulos, atuações de gala e muita emoção formam o time dos 12 melhores momentos do futebol mundial em 2012 escolhidos pela Fifa. Confira a lista!

Zâmbia

Em final decidida nos pênaltis contra a poderosa Costa do Marfim de Drogba e Yaya Touré, a Seleção de Zâmbia surpreendeu o mundo e conquistou o título da Copa Africana de Nações. Detalhe: o jogo foi realizado em Libreville, capital do país, disparando festa sem fim por toda a Zâmbia.

Fabrice Muamba

Meio-campista do Bolton, da Inglaterra, o congolês Fabrice Muamba sofreu ataque cardíaco durante partida fora de casa contra o Tottenham em março. Cinco meses depois, o jogador foi ovacionado em seu retorno à White Hart Lane em momento de grande emoção.

Manchester City

O primeiro do Campeonato Inglês da história do Manchester City não podia ter vindo de forma mais emocionante. Em virada fantástica, Sergio Aguero marcou o gol do título para os Citizens. Na comemoração, 'Hey Jude', dos Beatles, foi cantada por toda a torcida azul.

Didier Drogba

Em plena Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, o Chelsea bateu os donos da casa nos pênaltis para erguer sua primeira Liga dos Campeões. Didier Drogba marcou o gol que levou a partida para os penais e ainda acertou a cobrança decisiva.

Taiti

Com 1 a 0 sobre Nova Calêdonia, que havia ganhado da favoritíssima Nova Zelândia, a Seleção do Taiti conquistou a Copa das Nações da Oceania e garantiu vaga para a Copa das Confederações deste ano. (Foto: Reprodução Internet)

Rangers

Com 140 anos de história, o Rangers, da Escócia, decretou falência e foi rebaixado para a Quarta Divisão. A queda trouxe dor e revolta aos torcedores do time azul, que iniciaram campanha contra a corrupção que tomava conta dos Rangers.

Andrea Pirlo

Pelas quartas-de-final da Eurocopa, a Itália perdia por 2 a 1 quando Andrea Pirlo correu para a batida e deu uma cavadinha perigosa e confiante. Abalada, a Seleção inglesa desperdiçou suas duas cobranças seguintes e a Azzurra venceu por 4 a 2.

Espanha

A frieza de Pirlo, porém, não foi páreo para a Espanha de Xavi e Iniesta. Em 4 a 0 nunca antes visto, a Fúria levou o bi da Euro.

Alex Morgan

Muita emoção no torneio olímpico de futebol feminino. Na semifinal, os Estados Unidos fizeram 4 a 3 sobre o Canadá. O gol da vitória norteamericana foi marcado por Alex Morgan, no último minuto da prorrogação.

Ibrahimovic

Além do golaço de bicicleta, Ibrahimovic fez história no amistoso entre Suécia e Inglaterra. Com quatro gols, o atacante tornou-se o primeiro a alcançar tal feito sobre o English Team.

Lionel Messi

Em ano espetacular, Lionel Messi marcou duas vezes sobre o Bétis e, com 86 gols em 2012, superou o alemão Gerd Muller como maior artilheiro em um só ano. Com tento sobre o Valladolid, o argentino encerrou seu ano com 91 gols marcados.

Corinthians

Em 1 a 0 de tirar o fôlego sobre o Chelsea, o Corinthians faturou o bicampeonato mundial com atuação de gala do goleiro Cássio e gol do peruano Paolo Guerrero.