Melhores campeões de primeiro turno do mundo

Por Celso Vieira Jr.

O Corinthians de Fábio Carille não para de surpreender. De “quarta força” do estado de São Paulo a Campeão Paulista em três meses, o Timão mantém o ritmo e por meio de uma filosofia de jogo bem definida, baseada em uma defesa sólida, não só terminou o primeiro turno do Brasileiro em primeiro lugar como o fez de forma invicta, estabelecendo a melhor campanha de primeiro turno de todos os tempos no modelo de pontos corridos. Ao acumular 47 pontos e fechar o turno com 14 vitórias e cinco empates, o Corinthians superou o recordista anterior, o Cruzeiro de 2014.

Assim como o esquema de Carille, a torcida procura ser cautelosa ao falar de títulos. Ao mesmo tempo, mostra-se surpresa e orgulhosa, pois o desempenho corintiano neste primeiro turno está à altura das melhores performances de primeiro turno das quatro maiores ligas da Europa. E toda vez que uma equipe estabeleceu o melhor primeiro turno da história acabou sagrando-se campeã.

Melhores campeões de primeiro turno do mundo

Na Espanha o melhor primeiro turno é dividido pelos gigantes. O Barcelona de 2009/10 leva vantagem sobre Real Madrid de 2011/12 . Embora ambos tenham alcançado 49 pontos ao fechar os respectivos primeiros turnos, a equipe da Catalunha o fez de forma invicta. Sob o comando de Pep Guardiola, o Barça de acumulou 49 pontos ao vencer 15 partidas e empatar quatro. Apesar do excelente primeiro turno o título não veio tranquilamente. A equipe blaugrana liderou a maior parte da temporada, porém foi derrotado pelo Atletico de Madrid na 22ª. rodada no Vicente Calderón e perdeu a liderança para os merengues na 25ª. rodada ao empatar com o Almería em 2 a 2. Voltou a liderar o campeonato em grande estilo ao derrotar o rival no Santiago Bernabeu por 2 a 0 na 31ª. Rodada. Daí até o final do campeonato o Real seguiu no encalço do Barça esperando um tropeço que não veio e os catalães ergueram a taça na última rodada ao golear o rebaixado Valladolid por 4 a 0. (Foto: Getty Images)

Melhores campeões de primeiro turno do mundo

Mourinho chegou ao Real Madrid e, como de hábito, estabeleceu inúmeros recordes. Apesar do início vacilante, no qual perderam para o Levante e chegaram a cair para o sétimo lugar, os comandados de Mourinho foram se acertando até encaixar uma sequência de dez vitórias consecutivas, marca quebrada pela derrota em casa por 3 a 1 para o Barcelona. Mesmo com a derrota a equipe não perdeu a liderança e entabulou onze vitórias seguidas. Houve ainda a chance de devolver a derrota sofrida em casa. Com um placar de 2 a1 os madridistas venceram na Catalunha depois de cinco anos e estabeleceram sete pontos de vantagem sobre o Barcelona restando quatro partidas. O título veio na antepenúltima rodada em uma vitória por 3 a 0 em Bilbao sobre o Athletic. O Real cravou o recorde de pontos (100) e o de vitórias (32) na temporada, números que foram igualados pelo Barcelona na temporada seguinte. (Foto: Getty Images)

Melhores campeões de primeiro turno do mundo

O melhor primeiro turno da história da Premier League foi feito pelo Chelsea na temporada 2006/07. Turbinado pelo dinheiro de Roman Abramovich, os Blues conquistaram sua segunda liga em 2004/05 com o técnico campeão europeu José Mourinho e mantiveram o embalo na temporada seguinte. O início de campeonato foi avassalador: nove vitórias consecutivas. O fim da sequência viria com um empate com o Everton fora de casa na décima rodada. A invencibilidade caiu na 12ª rodada numa visita a Manchester, ao perder para o United por 1 a 0. A partir daí o Chelsea encaixou mais uma série de 10 triunfos e fechou o turno com 52 pontos, com 17 vitórias uma derrota e um empate. Além do título, a equipe encerrou a temporada com o recorde de vitórias em casa (18 em 19 partidas), feito alcançado pelo Manchester United em 2010/11 e em 2011/12 pelo Manchester City. (Foto: Getty Images)

Melhores campeões de primeiro turno do mundo

Na Itália, o melhor primeiro turno foi o da Juventus em 2013/14. Sob o comando de Antonio Conte, a Vecchia Signora repetiu o desempenho dos Blues de 52 pontos com 17 vitorias e um empate. No entanto o início do campeonato foi um tanto cambaleante. Uma derrota por 4 a 2 para a Fiorentina em Florença na oitava rodada deixou a Juve em terceiro lugar. Enquanto isso, a Roma galopava e estabelecia o melhor início de campeonato da história com dez vitórias consecutivas. Porém ao vencer o Livorno fora de casa na 13ª. rodada os bianconero alcançaram a liderança para não largar mais. Haveria ainda mais uma derrota na 31ª. rodada para o Napoli no San Paolo mas o título já estava encaminhado. Liderado por Carlitos Tevez, a Juventus cravou os recordes de 33 vitórias na temporada e 102 pontos. (Foto: Getty Images)

Melhores campeões de primeiro turno do mundo

O melhor primeiro turno alemão veio logo na primeira temporada de Guardiola no comando do Bayern de Munique. Em 2013/14 os bávaros estabeleceram o recorde de pontuação na Bundesliga para o primeiro turno ao passarem as 17 primeiras rodadas invictos, acumulando 47 pontos, com 15 vitorias e dois empates. Importante observar que embora a pontuação seja a mesma do Corinthians a Bundesliga tem 18 clubes em comparação com os 20 do Brasileiro. Embalado, o Bayern sofreu sua primeira derrota apenas na 28ª. Rodada, feito que proporcionou três recordes: o de vitórias consecutivas (19), o de vitórias consecutivas em casa (10) e fora de casa (também 10). Tal desempenho fez do Bayern o campeão mais precoce da Bundesliga, que levantou a taça com sete rodadas de antecedência. Faltariam os recordes de pontos e de vitórias em uma única temporada, ambos estabelecidos pelo próprio Bayern na temporada anterior. (Foto: Getty Images)