Jogadores de futebol que adoram um freestyle

Por Vítor Dalseno

Para muitos, sobretudo os mais nostálgicos, o futebol atualmente se resume a força física e velocidade. Segundo essa teoria, jogadores habilidosos estão sendo sistematicamente substituídos por aqueles com um bom preparo físico e que saibam cumprir as funções táticas ordenadas pelo treinador. A modalidade freestyle, que consiste em fazer malabarismos com a bola, prova o contrário: ainda há, sim, espaço para o talento. Além do belga Kevin De Bruyne, desafiado recentemente pelo holandês Soufiane Touzani, um dos mais famosos freestylers do mundo, outros jogadores gostam de exibir suas habilidades em frente às câmeras.

Jogadores de futebol que adoram um freestyle

Robinho – É inegável que o atacante não teve uma carreira brilhante como todos imaginavam que teria ao verem suas primeiras atuações no Brasil, com a camisa do Santos. As oito pedaladas para cima do lateral-direito Rogério, do Corinthians, na final do Campeonato Brasileiro de 2002, são a amostra mais famosa de toda a habilidade de Robinho. Questionado pelas fracas atuações com a camisa do Atlético-MG neste ano, o jogador tenta reencontrar a alegria e a capacidade de improviso que lhe renderam o apelido de Rei das Pedaladas. (Foto: AP)

Jogadores de futebol que adoram um freestyle

Marc Bartra – Apesar de ostentar no currículo cinco títulos espanhóis e dois da Liga dos Campeões – todos conquistados com a camisa do Barcelona –, o zagueiro jamais se firmou como titular da equipe catalã. Hoje essencial para o Borussia Dortmund-ALE, Bartra ainda mantém traços de sua origem, em La Masia, famoso centro de formação de atletas do Barcelona que revelou nomes como Lionel Messi, Andrés Iniesta, Cesc Fàbregas e Gerard Piqué. Na estreia do Campeonato Alemão, o zagueiro marcou um belo gol de fora da área e ajudou o Borussia a derrotar o Wolfsburg, por 3 a 0, fora de casa. Além da qualidade demonstrada para arremates, Bartra também tem boa desenvoltura no freestyle. (Foto: AP)

Jogadores de futebol que adoram um freestyle

Franck Ribéry – Perseguido por lesões que limitaram seu potencial em alguns momentos cruciais da carreira, como o problema nas costas que o impediu de participar da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o francês é considerado um dos melhores pontas-direitas dos últimos anos. Junto com o holandês Arjen Robben, que se posiciona no flanco esquerdo do campo, Ribéry já atormentou muitos defensores atuando pelo Bayern de Munique. Embaixadinhas com a canela e beijo na bola estão entre as peripécias feitas pelo jogador. (Foto: AP)

Jogadores de futebol que adoram um freestyle

Paul Pogba – Até o Paris Saint-Germain decidir pagar a multa rescisória de Neymar para tirá-lo do Barcelona, por mais de R$ 800 milhões, o francês liderava a lista de transferências mais caras da história do futebol. Há pouco mais de um ano, o Manchester United desembolsou 105 milhões de euros (R$ 390 milhões, em valores atualizados) para tirar Pogba da Juventus. Uma das esperanças da França para conquistar a Copa do Mundo em 2018, o volante demonstra ousadia não só nos penteados irreverentes, mas também em jogadas e dribles executados durante as partidas e também nos treinamentos. (Foto: AP)

Jogadores de futebol que adoram um freestyle

Eden Hazard – Um dos expoentes da “ótima geração belga”, como passou a ser chamada a atual seleção da Bélgica por causa da qualidade de boa parte dos jogadores, o meia está entre os atletas com maior capacidade técnica do futebol inglês, considerado por muitos o mais competitivo do mundo. Veloz e driblador, também serve com frequência os companheiros do escrete nacional e do Chelsea, clube pelo qual conquistou a Premier League na temporada passada, dividindo com o franco-brasileiro Diego Costa o protagonismo nas ações ofensivas da equipe. (Foto: AP)

Jogadores de futebol que adoram um freestyle

Marcelo – Titular absoluto da lateral-esquerda do Real Madrid e da Seleção Brasileira, além de ídolo da torcida merengue, o brasileiro está entre os melhores de sua posição no mundo. Algumas vezes criticado por uma suposta deficiência defensiva, Marcelo raramente tem questionada sua capacidade ofensiva, fortalecida pela velocidade de raciocínio e a técnica acima da média. Constantemente protagoniza momentos de rara habilidade durante os treinos e nos vestiários em que controla uma bola de tênis enquanto caminha pelo centro de treinamento do Real. (Foto: AP)

Jogadores de futebol que adoram um freestyle

Cristiano Ronaldo – Eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em quatro oportunidades e favorito para ganhar o prêmio novamente este ano, o português chama a atenção pela rara habilidade com a bola nos pés desde os tempos de Sporting-, clube que o revelou. No Manchester United, consolidou a condição de craque, mas foi com a camisa do Real Madrid, seu atual clube, que atingiu o auge e passou a ser incluído no seleto hall dos melhores jogadores de todos os tempos. Maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, com mais de 100 gols marcados, muitas vezes torna o caminho para as redes mais curto com dribles desconcertantes ou domínios de bola precisos. (Foto: AP)

Jogadores de futebol que adoram um freestyle

Sergio Ramos – O espanhol começou sua trajetória no Sevilha atuando como lateral direito. Ainda jovem, transferiu-se para o Real Madrid, onde se firmou como zagueiro, virou ídolo da torcida e assumiu a faixa de capitão. Especialista em bolas aéreas, já marcou mais de 80 gols na carreira, entre os quais dois em finais de Liga dos Campeões – ambas diante do arquirrival Atlético de Madri e vencidas pelos merengues. O estereótipo de zagueiro pouco técnico, cuja função se limita a afastar o perigo de perto da área de qualquer maneira, é quebrado por Sergio Ramos, que esbanja habilidade nos treinamentos, com embaixadinhas e outros malabarismos. (Foto: AP)

Jogadores de futebol que adoram um freestyle

Robert Lewandowski – O polonês preenche todos os requisitos básicos de um centroavante competente: porte físico avantajado, bom cabeceador e finalizador nato. Camisa 9 da seleção polonesa e do Bayern de Munique, o jogador ainda demonstra boa capacidade ao sair da área para ajudar os meio-campistas na armação das jogadas. Apesar de ser praticante de um futebol mais pragmático durante as partidas, sem dribles ou movimentos muito plásticos, Lewandowski vez ou outra se arrisca no freestyle, executando malabarismos com a bola. (Foto: AP)

Jogadores de futebol que adoram um freestyle

Neymar – Assediado pela imprensa desde a infância, quando dava os primeiros passos nas categorias de base do Santos, o atacante, ao contrário de outras tantas promessas do futebol brasileiro, transformou-se em realidade. Seu lema – “ousadia e alegria” – representa de forma fiel o estilo de jogo do camisa 10 da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain. Rápido, criativo e abusado, já foi acusado algumas vezes de utilizar toda a técnica que possui simplesmente para esnobar os adversários. Os torcedores das equipes defendidas por Neymar discordam: o que o jogador faz dentro de campo é a essência do futebol arte. E toda a técnica do craque é demonstrada principalmente nos momentos de descontração com os companheiros. (Foto: AP)