Jogadores brasileiros na França que devem crescer com Neymar na liga

Por Fernando Cesarotti (@cesarotti)

Neymar é a grande estrela da companhia, contratado a peso de ouro pelo Paris Saint-Germain para levar o time não só ao título nacional mas a voos mais altos, europeus e mundiais. O craque tem seus compatriotas Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Lucas Moura como escudeiros e certamente já aumentou a visibilidade da Ligue 1 no Brasil. Mas nem só do PSG vive o torcedor brasileiro interessado no futebol francês: é possível ver muitos jovens talentos e veteranos consagrados em ação em vários dos clubes protagonistas do campeonato.

Jogadores brasileiros na França que devem crescer com Neymar na liga

Luiz Gustavo – Depois de 11 anos na Alemanha, os últimos quatro no Wolfsburg, o volante de 30 anos mudou de ares e foi jogar no Olympique de Marselha, que buscou diversos reforços para voltar a brigar por títulos – na última Ligue 1, ficou apenas em quinto, o que o obrigou a disputar as fases classificatórias da Liga Europa. Para Luiz Gustavo, que chegou como titular para o posto de xerife no meio-campo, uma chance de tentar voltar à seleção – da qual pediu dispensa em junho do ano passado, antes da Copa América Centenário, nos Estados Unidos. (Foto: Getty Images)

Jogadores brasileiros na França que devem crescer com Neymar na liga

Luiz Araújo – O Lille apostou numa grande quantidade de jovens brasileiros para subir de nível nesta Ligue 1, e até agora quem teve mais oportunidades neste começo de temporada foi o atacante Luiz Araújo, de 21 anos, revelado pelo São Paulo: ele atuou como titular nas três partidas, com 225 minutos em campo – saiu no intervalo no último domingo, na derrota por 2 a 0 para o Caen. Outras esperanças brasileiras do técnico argentino Marcelo Bielsa são o volante Thiago Maia, ex-Santos, e o meia Thiago Mendes, outro contratado do São Paulo. (Foto: Getty Images)

Jogadores brasileiros na França que devem crescer com Neymar na liga

Jemerson – O zagueiro de 24 anos está desde o começo de 2016 no Monaco e já ganhou a confiança do técnico Leonardo Jardim – esteve em 34 dos 38 jogos na campanha vencedora da última temporada. Na atual Ligue 1, manteve o posto de titular absoluto da zaga e ainda mostrou uma nova faceta, a de artilheiro: fez gols contra Toulouse e Dijon nas duas primeiras rodadas, dobrando a quantidade de gols marcados pelo clube desde que chegou. (Foto: Getty Images)

Jogadores brasileiros na França que devem crescer com Neymar na liga

Andrei Girotto – Com 25 anos, o volante é rodado como poucos jogadores de sua idade: o Nantes é seu oitavo clube como profissional, o sexto nos últimos cinco anos, período em que defendeu Tombense, América-MG, Palmeiras, Kyoto Sanga (JAP) e Chapecoense. Estreou com o pé direito, na vitória por 1 a 0 sobre o Troyes, no último domingo. Sétimo colocado na última Ligue 1, depois de duas temporadas brigando contra o rebaixamento, o Nantes quer dar um passo acima rumo às copas europeias, e conta com Andrei Girotto e mais dois brasileiros jovens e pouco conhecidos: o zagueiro Diego Carlos, 24 anos, revelado pelo Desportivo Brasil-SP e com passagens por Paulista de Jundiaí e Madureira, e o lateral-esquerdo Lucas Lima, 25, que começou na base do Internacional mas não chegou a ser aproveitado entre os profissionais. (Foto: Getty Images)

Jogadores brasileiros na França que devem crescer com Neymar na liga

Jorge – Contratado no começo do ano pelo Monaco, o lateral-esquerdo de 21 anos revelado no Flamengo foi apontado pelo técnico Leonardo Jardim como um jogador “para o futuro” e disputou apenas cinco partidas pela equipe no primeiro semestre. Foi titular na última rodada da Ligue 1 passada, quando fez o gol da vitória por 3 a 2 sobre o Rennes – o time era campeão antecipado e entrou com vários reservas. O futuro, porém, chegou cedo, e Jorge começou a temporada como titular nos três primeiros jogos desta Ligue 1 – vitórias contra Toulouse, Dijon e Metz –, completando a trinca de brasileiros fundamentais no time ideal de Jardim, apontado como o principal rival do PSG na temporada. (Foto: Getty Images)

Jogadores brasileiros na França que devem crescer com Neymar na liga

Marcelo – Pouco conhecido no Brasil, o zagueiro Marcelo foi uma das contratações de peso do Lyon para a temporada, na qual o time tenta voltar a ser protagonista depois do modesto quarto lugar na última edição. O defensor de 30 anos foi revelado no Santos e teve uma passagem marcante pelo PSV Eindhoven, entre 2010 e 2013, que o fez até ser cogitado para a seleção holandesa. Passou ainda por Hannover, da Alemanha, e Besiktas, da Turquia. No Lyon, começou a temporada como titular e terá a chance de trabalhar com um brasileiro de sucesso na casa: o ex-zagueiro Cláudio Caçapa, que participou de seis dos sete títulos franceses conquistados pelo clube na década passada, é assistente do técnico Bruno Génésio. (Foto: Getty Images)

Jogadores brasileiros na França que devem crescer com Neymar na liga

Dante – O zagueiro inicia sua segunda temporada no Nice ainda como titular absoluto da equipe, que ainda sonha com a fase de grupos da Champions, apesar da derrota por 2 a 0 para o Napoli no jogo de ida da última fase preliminar. Já na reta final da carreira, aos 33 anos, o baiano espera repetir a segurança que o levou ao Bayern de Munique e à Seleção que jogou a Copa de 2014 – embora só tenha entrado em campo no fatídico 7 a 1 para a Alemanha. (Foto: Getty Images)

Jogadores brasileiros na França que devem crescer com Neymar na liga

Fabinho – Aos 23 anos, o volante inicia sua quinta temporada no Monaco como um dos pilares do time que busca o bicampeonato nacional, depois de acabar com quatro anos de domínio local do Paris Saint-Germain. Na edição passada, só ficou de fora de uma das 38 partidas da equipe na Ligue 1. De quebra, espera convencer Tite de que merece um lugar na Seleção – convocado com frequência por Dunga para quebrar um galho na lateral direita, ainda não foi chamado após a mudança de técnico, para inconformismo do treinador do Monaco, o português Leonardo Jardim. (Foto: Getty Images)

Jogadores brasileiros na França que devem crescer com Neymar na liga

Rafael da Silva – O lateral foi revelado pelo Fluminense junto com seu irmão, Fábio, da mesma posição. Os dois foram negociados ainda jovens com o Manchester United, mas nunca conseguiram empolgar. Em sua terceira temporada no Lyon, aos 27 anos, Rafael parece finalmente ter engrenado e conta com a confiança do técnico Bruno Génésio. A defesa, aliás, anda bem brasileira: além de Rafael e Marcelo, o técnico tem escalado o lateral-esquerdo Marçal, que saiu das categorias de base do Grêmio para o futebol português e se destacou pelo modesto Guingamp na última temporada. (Foto: Getty Images)

Jogadores brasileiros na França que devem crescer com Neymar na liga

Malcom – Sexto colocado na última Ligue 1, o Bordeaux comemorou nesta temporada sua volta às competições europeias – mas a alegria durou pouco, com a eliminação na fase preliminar da Liga Europa pelo Videoton, da Hungria. Assim, uma boa posição no campeonato local é a prioridade da equipe, e Malcom é peça importante nisso. No fim de semana, marcou dois gols, um deles nos acréscimos, no empate por 3 a 3 com o Lyon, fora de casa. (Foto: Getty Images)