E-Sports que poderiam estar presentes nas Olimpíadas

Por Guilherme Sacco (@guilhermesacco)

O co-presidente do comitê de candidatura de Paris para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2024, Tony Estanguet, confirmou que o comitê irá se reunir com o Comitê Olímpico Internacional e com representantes das principais ligas de e-sports para tentar colocar os games na Olimpíada quando esta for sediada na França. Diante deste cenário, tentamos imaginar quais seriam os jogos que não poderiam faltar na estreia da modalidade na maior competição esportiva do mundo.

E-Sports que poderiam estar presentes nas Olimpíadas

Street Fighter – O principal game de luta do mundo também seria uma certeza na escolha dos e-sports olímpicos. Clássico desde os tempos de arcade, Street Fighter é um dos jogos mais populares de todo o mundo e atrai muita gente principalmente na Ásia e nos Estados Unidos.
Tendo edições lançadas desde o final dos anos 80 até os dias atuais e mantendo o sucesso de audiência e jogadores, é impensável achar que Street Fighter não terá versões lançadas perto de 2024 e que estas não deveriam ser incluídas em uma possível participação dos e-sports na Olimpíada de Paris. (Foto: Reprodução)

E-Sports que poderiam estar presentes nas Olimpíadas

FIFA – O game da EA Sports não seria uma unanimidade e nem uma certeza entre as escolhas para participar de uma Olimpíada, mas a possibilidade existe afinal os Jogos Olímpicos são baseados em esportes e nada melhor do que incluir o principal e-sport de futebol na lista de games escolhidos para a Olimpíada de Paris em 2024.
Com versões anuais sendo lançadas e fazendo cada vez mais sucesso, FIFA com certeza terá a sua versão lançada em 2024 – e enquanto existirem videogames – e esta seria a escolha para fazer parte do quadro dos Jogos Olímpicos. Além do fator “esporte nos e-sports”, FIFA foi escolhido para participar dos Jogos Asiáticos de 2022. (Foto: Reprodução)

E-Sports que poderiam estar presentes nas Olimpíadas

Dota 2 – Desenvolvido pela Valve, Dota 2 é um game que com certeza não poderia ficar de fora das Olimpíadas caso os e-sports fizessem parte do quadro esportivo. Lançado em 2013, Dota se mantém até hoje no topo do ranking de e-sports e tem as competições com mais audiência e maiores premiações em dinheiro. O mundial de 2017, por exemplo, rendeu mais de R$ 24 milhões em premiações totais, sendo R$ 10 mi para a equipe vencedora.
Entre os jogos de estilo MOBA (multiplayer online battle arena), Dota é o principal expoente e com certeza se manterá entre os primeiros até 2024, tendo que ser incluído em uma suposta participação dos e-sports em Olimpíadas. (Foto: Reprodução)

E-Sports que poderiam estar presentes nas Olimpíadas

League of Legends – O game que mais cresce no mundo também não poderia ficar de fora de uma possível entrada dos e-sports nos Jogos Olímpicos. League of Legends é, atualmente, o jogo que domina as audiências nas principais plataformas de streaming e nos cenários de competição dos e-sports. O mundial da modalidade disputado em 2016, por exemplo, lotou o Staples Center, casa do Los Angeles Lakers na Califórnia, para a decisão.
Principal competidor de Dota 2 nos jogos estilo MOBA, League of Legends não para de crescer e dá sinais de que deve dominar o mundo dos e-sports nos próximos anos, apesar de ainda não movimentar tanto dinheiro quanto o rival da Valve. Portanto, é improvável que o game não seja relevante o suficiente ainda em 2024. (Foto: Reprodução)

E-Sports que poderiam estar presentes nas Olimpíadas

Counter-Strike: Global Offensive – Um dos clássicos do mundo dos videogames também deveria fazer parte do quadro olímpico em 2024. Counter-Strike: Global Offensive é um dos games que mais cresce no cenário mundial nos últimos anos e não dá sinais de que esse crescimento deve parar em breve. Entre todos os games do mundo, nenhum tem tanta popularidade quanto CS:GO na Europa, outro fator que pesaria na decisão de colocar o game nos Jogos Olímpicos.
O clássico game de guerra entre terroristas e contra-terroristas também seria uma ótima oportunidade para o Brasil garantir uma medalha. Atualmente, a principal equipe do mundo, a SK Gaming, é brasileira, assim como os atuais vice campeões mundiais da Immortals. (Foto: Reprodução)

E-Sports que poderiam estar presentes nas Olimpíadas

Overwatch – Recém lançado pela Blizzard, Overwatch é um fenômeno no mundo dos e-sports atual. Em incrível ascensão desde 2016, data do seu lançamento, o game mistura elementos de Counter-Strike: Global Offensive com League of Legends e Dota e vem tomando conta do cenário competitivo mundial.
A única incerteza, porém, é se o game conseguiria se manter relevante pelos próximos sete anos a ponto de fazer parte do quadro de esportes da Olimpíada de 2024. Já existiriam vários fenômenos como Overwatch que não conseguiram se manter por bastante tempo no topo e esse seria o principal desafio do game da Blizzard. (Foto: Reprodução)

E-Sports que poderiam estar presentes nas Olimpíadas

Games que surgirem nesse meio tempo – Considerando que a decisão de quais games participariam das Olimpíadas de 2024 sairia daqui mais ou menos quatro anos, muitas novas modalidades poderiam surgir nesse período. Novos games são lançados constantemente e o mundo dos e-sports tem crescido como nunca nos últimos anos. Jogos estilo MOBA, RPG, jogos de guerra e de esporte surgem todos os anos e com o aumento das tecnologias, é bastante provável que novos fenômenos surjam entre eles. (Foto: Reprodução)