Fluminense x Cruzeiro: reencontros, gol de Marcelo e bicicleta de João Pedro marcam jogo da Copa do Brasil


Um sorteio realizado pela CBF nesta terça-feira definiu os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. Com diversos clássicos, dois gigantes do futebol brasileiro também se enfrentam. Fluminense e Cruzeiro decidem uma vaga nas quartas e terão o terceiro encontro no torneio mata-mata na história. Há uma classificação e uma eliminação para cada lado, mas as histórias de cada partida são marcantes.

Além disso, haverá reencontros importantes. O maior deles é do goleiro Fábio, que enfrenta o clube onde é ídolo pela primeira vez desde o término do vínculo e a decisão por não renovar no início do ano. Além disso, Fred estará próximo de encerrar a carreira diante do clube mineiro, onde também foi marcante, além de Willian Bigode, Felipe Melo e Manoel.

Veja os confrontos da Copa do Brasil

​LENNY E MARCELO BRILHARAM

Na história da Copa do Brasil, Fluminense e Cruzeiro se enfrentaram duas vezes. Em quatro jogos, foram duas vitórias do Tricolor e dois empates. Em 2006, o Flu eliminou o time mineiro ao levar a melhor nas duas partidas (3 a 2 na ida, no Mineirão; e 1 a 0 na volta, no Maracanã). No primeiro confronto, em abril, o time de Oswaldo de Oliveira foi o primeiro a ganhar na casa dos cruzeirenses.

Lenny, jovem na época, foi o grande nome do jogo, com dois gols marcados. Além disso, sofreu um pênalti de Fábio, hoje no Flu, convertido por Petkovic. O Fluminense ainda perdeu Marcão, parte da comissão técnica permanente atualmente, aos 20 minutos do primeiro tempo. Élber e Wagner, que teve passagem pelas Laranjeiras, fizeram para a Raposa, mas o Tricolor saiu com a vantagem.

Em casa, foi apenas uma vitória por 1 a 0 para os cariocas. Mas o gol foi de um jogador que na época tinha só 17 anos, mas hoje é um dos grandes do futebol mundial. Marcelo, que naquele momento ainda atuava de ala esquerda, teve duas boas oportunidades antes de garantir o resultado aos 33 minutos do segundo tempo. Petkovic ainda perdeu um pênalti antes.

Marcelo comemorando o gol pelo Fluminense
Marcelo comemorando o gol pelo Fluminense

Marcelo fez o gol do Fluminense no jogo de volta (Foto: Divulgação/Fotocom.Net)

GOLAÇO, MAS QUEDA NOS PÊNALTIS

O confronto mais recente entre as equipes também foi marcante, mas o Cruzeiro foi quem levou a melhor no final. No Maracanã, os mineiros abriram o placar com Pedro Rocha no único chute que conseguiram ao longo dos 90 minutos. O Fluminense, treinado pelo técnico Fernando Diniz, tentou 20, mas só conseguiu empatar no final com o jovem João Pedro. Xerém, inclusive, brilhou, já que Marcos Paulo também entrou bem e teve uma bola na trave.

Na volta, porém, quem apareceu bem foi um velho conhecido do Fluminense: Thiago Neves. Ele marcou dois gols no tempo normal e acertou a última cobrança na disputa de pênaltis para garantir a classificação celeste. O Tricolor saiu na frente no placar. Dedé derrubou Brenner na área, Ganso bateu o pênalti, Fábio defendeu, mas Luciano marcou. O árbitro mandou voltar por invasão na grande área e desta vez o camisa 10 acertou.

Na segunda etapa, o Cruzeiro amassou o Fluminense, que recuou muito. Thiago Neves empatou tudo aos 13 minutos do segundo tempo. Aos 31, o meia fez jogada individual, colocou a bola entre as pernas de Paulo Henrique Ganso e, do campo de defesa, lançou Pedro Rocha. O atacante foi derrubado na área, mas Sassá errou a cobrança. Quatro minutos depois, em nova penalidade, Thiago chamou a responsabilidade e fez o 2 a 1.

O Flu colocou pressão e conseguiu empatar no último lance. João Pedro recebeu na grande área, se livrou da marcação de Lucas Romero e, de bicicleta, marcou. Nos pênaltis, Lucas Silva e Romero perderam os dois primeiros, Ganso desperdiçou e Caio Henrique marcou. João Pedro acabou parando nas mãos de Fábio depois de Pedro Rocha deixar o dele, assim como Sassá. Gilberto bateu na trave e Thiago Neves garantiu a vaga.

Cruzeiro x Fluminense
Cruzeiro x Fluminense

Fred estava do outro lado em 2019 (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

As duas equipes agora voltam a se enfrentar pela Copa do Brasil. O Fluminense abre em casa e fecha no Mineirão a disputa. Os jogos de ida das oitavas de final serão realizados entre os dias 21 e 23 de junho, enquanto os duelos de volta estão programados para a semana dos dias 12, 13 e 14 de julho.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos