Fluminense aumenta chances de Libertadores e pode repetir melhor sequência após dez anos

Fluminense quer vitória para seguir na briga pelo título do Brasileiro (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)


O Fluminense está muito próximo de igualar a melhor sequência da história de classificações para a Libertadores. Assim como fez em 2011, 2012 e 2013, o Tricolor pode, dez anos depois, completar três anos consecutivos indo para o torneio continental. Apesar do empate frustrante contra o Santos, a equipe agora soma 91,6% de chances de disputar a competição na próxima temporada. O número é do site “Chance de Gol”.

O Flu tem atualmente 35 pontos na terceira posição. São seis de distância para o Atlético-MG, atualmente em sétimo. Vale sempre lembrar que dependendo do desempenho das equipes brasileiras na própria Libertadores, na Sul-Americana e na Copa do Brasil esse número de vagas pode aumentar. Mas, considerando apenas o G6, o Red Bull Bragantino se classificou com 56 pontos em 2021, o Grêmio com 59 em 2020, o São Paulo com 63 em 2019 e o Atlético-MG com 59 em 2018.

Veja a tabela da Série A do Brasileirão

​Se manter disputando a Libertadores em temporadas consecutivas é um dos grandes objetivos do Fluminense desde a saída da Unimed. Com o maior investimento no time nos últimos tempos, a relevância no cenário continental se tornou parte do planejamento. Em 2021, surpresa, de certa forma, ao chegar até as quartas de final, quando caiu para o Barcelona de Guayaquil (EQU) com dois empates. Já em 2022, decepção: queda ainda na terceira fase para o Olimpia (PAR) nos pênaltis, mesmo depois de conquistar a vantagem de 3 a 1 em casa.

O Fluminense tem oito participações em Libertadores na história. A primeira foi em 1971, quando caiu na fase de grupos, assim como em 1985. A melhor campanha foi em 2008, quando o Tricolor perdeu para a LDU (EQU) na final. Em 2011, queda nas quartas para o Libertad (PAR). Já 2012 e 2013 foram de eliminações nas quartas para Boca Juniors (ARG) e Olimpia (PAR), respectivamente.

Mas não é só em Libertadores que o time de Fernando Diniz está pensando. De acordo com o mesmo site já citado, o Fluminense tem 10,1% de chances de levantar a taça do Campeonato Brasileiro ao final do ano. É o segundo time com maiores possibilidades, à frente até do Corinthians, atual segundo colocado, com 5,1%. O líder Palmeiras tem 71,9% e está sete pontos na frente neste momento.

Na expectativa de disputar coisas grandes, o Fluminense tem um mês de agosto decisivo pela frente e com diversos jogos em casa. Neste domingo, enfrenta o Cuiabá no Maracanã às 16h, já com mais de 26 mil ingressos vendidos. No outro final de semana, visita o Internacional no Beira Rio para depois retornar aos solos cariocas e encarar Fortaleza pela Copa do Brasil (17/08, às 20h), Coritiba (20/08, às 20h30) e Palmeiras (28/08, às 11h).

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos