Fluminense mantém chances de título e vê Libertadores mais próxima; veja a matemática

Fluminense vem de três vitórias seguidas no Brasileirão (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)


Com o término da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras viu as chances de título aumentarem ao abrir nove pontos para o Fluminense, que assumiu a vice-liderança após tropeço do Internacional. O Tricolor ainda vê uma porcentagem remota da possibilidade de sair com a taça, mas tem os números da vaga na Libertadores de 2023 quase em 100%.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Palmeiras chegou a 95.6% de chances de título, enquanto o Fluminense tem 2.7%. De acordo com o Infobola, esses números são de 94% para os paulistas ficarem com a taça e 3% para os cariocas. A UFMG ainda coloca o Flu 99.42% confirmado na Libertadores, número mais alto que o do Infobola, com 89%.

O Fluminense é o segundo colocado do Brasileirão, com 51 pontos. O Palmeiras tem 60 na ponta. O Internacional vem em terceiro, com 50, enquanto o Corinthians tem 47. Flamengo, com 45, e Athletico-PR, com 44, fecham o G6 da competição. As vagas ainda podem aumentar com a final brasileira na Libertadores, a Copa do Brasil e a Sul-Americana, onde o São Paulo pode ser campeão.

Veja a tabela do Campeonato Brasileiro

​Com três vitórias seguidas, o Flu volta a entrar em campo neste sábado, às 15h, visitando o Atlético-MG. Depois, ainda tem Atlético-GO (F), América-MG (C), Avaí (F), Botafogo (C), Corinthians (F), Ceará (F), São Paulo (C), Goiás (C) e Red Bull Bragantino (F).