Flamengo: veja retrospecto do 'time das Copas' na temporada

Rubro-Negro tem bom retrospecto quando atua com time titular (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)


Com a chegada de Dorival Júnior, o Flamengo iniciou uma rodízio no elenco, em que parte joga no Campeonato Brasileiro e outra na Copa do Brasil e Libertadores. O chamado "time das Copas" é considerado o titular no Rubro-Negro e carrega retrospecto praticamente perfeito na temporada.

+ Copa do Brasil: Flamengo finaliza preparação e deve ter força máxima diante do São Paulo

Desde que Dorival Júnior assumiu, o Flamengo disputou 10 jogos em mata-mata. 7 deles foram com a seguinte escalação: Santos, Rodinei, Léo Pereira, David Luiz, Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol. O retrospecto destes 11 juntos é impressionante.

Com esta equipe, o Clube da Gávea venceu 7 jogos, marcou 19 gols e não sofreu nenhum tipo de eliminação. Muito pelo contrário, emplacou vitórias importantes fora de casa, como contra o Corinthians, Atlético-MG e Athletico Paranaense, por Libertadores e Copa do Brasil.

+ CBF divulga áudio da revisão da arbitragem no gol do Flamengo contra o Goiás, pelo Brasileirão

Apenas fatores importantes provocaram mudanças na equipe das Copas de Dorival Júnior. Thiago Maia e David Luiz estavam fora por suspensão na classificação sobre o Athletico, na Arena da Baixada. O próprio treinador estava suspenso na vitória sobre o Tolima, pela Libertadores.

Mais recentemente, na volta contra o Vélez, Dorival também teve de promover mudanças. Léo Pereira e David Luiz estavam suspensos, enquanto Gabigol e Thiago Maia, pendurados, foram preservados. O técnico não quis correr o risco de perdê-los para a final da Libertadores.

+ Flamengo não deve repetir estratégia e corre risco com pendurados na Copa do Brasil

No jogo desta quarta-feira, contra o São Paulo, Dorival terá o "time das Copas" completo. No entanto, Gabigol, Everton Ribeiro e João Gomes estão pendurados e devem tomar cuidados para não serem suspensos na decisão. O duelo acontecerá às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, e o Flamengo pode perder por até um gol de diferença.