Flamengo tem sete jogadores em reta final de contrato; veja a situação de cada um


A menos de cinco meses do fim de 2022, o Flamengo tem sete jogadores em reta final de contrato. Cada atleta vive uma situação diferente dentro do elenco. Possíveis renovações estão em pauta, mas são tratadas com paciência pela diretoria rubro-negra.

+ Com pacotão sul-americano, Flamengo chega a 30 reforços na gestão de Landim

Alguns atletas, aliás, já sabem que não vão permanecer no clube para a próxima temporada. Em relação aos demais, há indefinição e uma postura cautelosa para definir cada caso no decorrer do semestre. Nessa lista de sete nomes, há jogadores titulares, dispensáveis e até um atleta emprestado que pode ser contratado em definitivo.

- Em relação aos atletas em final de contrato, os contratos estão em vigência. A hora que o Flamengo se sentir confortável em conversar com eles, a gente vai fazer - disse Marcos Braz, vice-presidente rubro-negro, na última semana.

Abaixo, o LANCE! traz a situação de cada atleta em reta final de contrato com o Flamengo.

+ Premiação milionária! Saiba quanto o Flamengo ganhará por avançar à semifinal da Libertadores

DIEGO ALVES

Dorival Júnior e Diego Alves - Flamengo x Internacional
Dorival Júnior e Diego Alves - Flamengo x Internacional

Diego Alves tem apenas seis jogos no ano (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Membro da “Geração 85”, o goleiro não terá contrato renovado e vive os últimos meses dentro do Flamengo, como ele mesmo anunciou em entrevista em junho.

- Posso estar vivendo meus últimos meses aqui dentro do Flamengo. Com certeza vai ser assim. Dentre os momentos que a gente passou agora, eu só tenho a agradecer o carinho da torcida e o carinho dos jogadores.

+ Diego Alves completa cinco anos de Flamengo

Nesta temporada, ele se envolveu em atritos com a comissão técnica de Paulo Sousa, sofreu com problemas físicos e disputou apenas seis partidas. Atualmente, segue em recuperação de pubalgia e não é relacionado há 14 jogos. Mesmo que volte a ficar à disposição, está atrás de Santos e Hugo Souza na fila dos goleiros.

FILIPE LUÍS

Filipe Luís - Flamengo
Filipe Luís - Flamengo

Filipe Luís vive boa fase no Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Titular absoluto da lateral-esquerda, o veterano de 36 anos não veste a braçadeira de capitão, mas é um dos líderes do elenco de Dorival Júnior. A importância do camisa 16 é ressaltada no dia a dia do clube, e, esportivamente, segue sendo importante. Dessa forma, uma renovação para outra temporada não está descartada, visto que o atleta não pensa em aposentadoria em 2023.

+ Filipe Luís celebra classificação do Fla e fim de tabu no aniversário

DAVID LUIZ

David Luiz - Flamengo
David Luiz - Flamengo

David cresceu de produção com Dorival (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Outro titular absoluto de Dorival Júnior, o zagueiro de 35 anos vive o melhor momento com a camisa do Flamengo. Ao lado de Léo Pereira, cresceu de produção nas últimas semanas e superou a desconfiança de parte da torcida. Se mantiver o nível das atuações e não sofrer com novos problemas físicos até o fim da temporada, pode receber proposta de renovação até o fim de 2023.

+ Setor defensivo supera desconfiança e vira arma do Flamengo

RODINEI

Rodinei - Flamengo
Rodinei - Flamengo

Rodinei vive melhor fase no Fla (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Atleta mais longevo do elenco, o lateral-direito foi, por muito tempo, um dos principais alvos de críticas da torcida do Flamengo e vive a melhor fase pessoal justamente agora, sob o comando de Dorival Júnior. Ele tem tido boas atuações, mas vive situação complexa e depende de uma reviravolta para permanecer no Flamengo em 2023.

O clube ainda não dá como certo o fim da passagem do jogador, mas a saída ficou mais provável após a chegada do uruguaio Guillermo Varela. Em entrevista, Rodinei desconversou sobre a situação contratual: “Questão de contrato quem resolve é o meu empresário. Vou viver um dia de cada vez e trabalhar por títulos.”

DIEGO RIBAS

Diego Ribas - Flamengo
Diego Ribas - Flamengo

Diego anunciou saída no fim do ano (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Assim como Diego Alves, o camisa 10 já anunciou que vive os últimos meses no Flamengo. Em entrevista coletiva no dia 19 de julho, ele também informou que não atuará em outro clube do futebol brasileiro.

+ Diego anuncia saída do Flamengo ao fim da temporada e se emociona: 'Foram seis anos maravilhosos'

Aos 37 anos, o meia disputou 24 partidas na temporada atual (sendo nove como titular) e tem maior importância como líder no vestiário do que dentro de campo. Com a chegada de Pulgar, deve receber menos chances até o fim do ano. Resta saber se ele decidirá pela aposentadoria ou atuará em algum clube estrangeiro.

VITINHO

Vitinho - Flamengo
Vitinho - Flamengo

Vitinho não seguirá no Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Apesar de não ter anunciado publicamente, sabe-se que Vitinho também vive os últimos meses no Flamengo. O estafe do jogador até abriu conversas para uma possível renovação, mas as partes decidiram juntas pelo fim do ciclo de quatro anos e meio. A informação foi divulgada inicialmente pelo “ge.com” e confirmada pelo LANCE!.

+ Fora dos planos para 2023, Vitinho deve ser negociado

Mesmo com o rodízio adotado por Dorival Júnior, Vitinho perdeu espaço ultimamente e soma menos de 90 minutos em campo nos últimos nove jogos do Flamengo. Há, inclusive, a possibilidade do jogador deixar o clube ainda nesta janela de transferências, se chegar uma proposta boa para todas as partes.

AYRTON LUCAS

Corinthians x Flamengo - Ayrton Lucas
Corinthians x Flamengo - Ayrton Lucas

Ayrton Lucas pode ser comprado pelo Fla (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Emprestado pelo Spartak Moscou até o fim da temporada, o lateral-esquerdo terá meses decisivos para uma possível permanência no Flamengo. No contrato de empréstimo, há uma cláusula que obriga o Rubro-Negro a comprá-lo em definitivo se ele participar de 65% dos jogos até dezembro.

O valor dessa operação seria de nove milhões de euros (R$ 48 milhões). Reserva imediato de Filipe Luís, Ayrton Lucas esteve em campo em 24 das 29 partidas do clube carioca desde que estreou, em maio.