Flamengo confia em histórico de arrancadas para alcançar Palmeiras no Brasileiro; relembre

Com a classificação para a final da Libertadores e tendo a vaga bem encaminhada na Copa do Brasil, o Flamengo pode focar todas as atenções no Brasileirão em setembro. E, para tirar a vantagem de sete pontos do Palmeiras, o Rubro-Negro se apoia em outras arrancadas para título na competição.

O Flamengo já conseguiu duas arrancadas épicas na era dos pontos corridos: uma em 2009 e outra mais recente, em 2020. Nas duas, o Clube da Gávea assumiu a liderança apenas 37ª rodada e terminou com o título. Marcos Braz, que esteve presente nas duas, falou sobre não deixar de acreditar.

- Tenho certeza absoluta que é uma equipe que tem um poder de reação muito grande. Eles (Palmeiras) estão com uma boa vantagem, sete pontos é muita coisa, mas esperamos que eles derrapem para a gente poder chegar - disse o vice-presidente de futebol do Flamengo, antes de completar:

- O Flamengo tem pouca margem de erro, a gente sente mais os erros. O que não pode acontecer é deixar de acreditar. Eu tive a oportunidade de ganhar em 2009, 13 pontos atrás. 2020 a mesma coisa, e porque eu não posso sonhar com esse título? Vamos tentar reverter - finalizou.

2009

No início do segundo turno do Brasileirão, o Flamengo tinha mais cara de rebaixado do que de campeão. O Clube da Gávea chegou a ocupar a 14ª posição na 23ª rodada e, para muitos, não brigaria nem por Libertadores. No entanto, uma chave virou na equipe, que começou a acumular vitórias.

A partir da jornada 24, o Mais Querido perdeu apenas uma partida até o fim do campeonato e acumulou vitórias contra concorrentes diretos, como Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG. O Rubro-Negro assumiu a liderança com um triunfo sobre o Corinthians e dependia apenas de si na última rodada para se sagrar campeão.

Flamengo - 2009
Flamengo - 2009

O elenco campeão brasileiro em 2009 (Foto: Vipcomm)

O duelo derradeiro diante do Grêmio foi repleto de emoção e ficou marcado pelo gol de Ronaldo Angelim, o Magro da Aço, que deu o título ao Flamengo. Na comemoração, Adriano Imperador, Petkovic e companhia se emocionaram muito, já que não esperavam nova arrancada, 11 anos depois.

2020

Após vencer a Libertadores e o Campeonato Brasileiro no ano anterior, o Flamengo teve um ano bastante atípico com a pandemia. Jorge Jesus deixou o clube, Domènec Torrent não emplacou e Rogério Ceni chegou para "salvar a pátria". No entanto, o Rubro-Negro acabou eliminado das Copas e restava apenas a liga nacional.

Mas a campanha no Brasileirão não era boa, e a equipe rubro-negra viu São Paulo e Internacional dispararem na reta final. A vantagem do Tricolor chegou a ser de 11 pontos. Mesmo assim, o Flamengo nunca desistiu e, com arrancada sensacional e vitória sobre o Colorado, atingiu a liderança na penúltima rodada.

Flamengo - Campeão Brasileiro 2020
Flamengo - Campeão Brasileiro 2020

A festa foi rubro-negra no Morumbi (FOTO: Alexandre Vidal/Flamengo)

Assim como em 2009, a jornada decisiva foi repleta de emoção. O Flamengo perdeu para o São Paulo, no Morumbi, mas contou com um tropeço do Internacional no Beira-Rio para se sagrar campeão. O Colorado, inclusive, teve um gol anulado de Edenílson nos acréscimos.

2022

No momento, a situação do Flamengo é de sete pontos de desvantagem em relação ao Palmeiras. O Rubro-Negro já desperdiçou algumas oportunidades de diminuir a diferença, inclusive na última rodada, quando o Alviverde empatou. Restam 13 jogos para o fim do Brasileirão.

Se quiser aproveitar a oscilação do Palmeiras no campeonato, o Rubro-Negro precisa de uma vitória sobre o Goiás, neste fim de semana. O Flamengo enfrenta o Esmeraldino neste domingo, às 19h (horário de Brasília), no Estádio da Serrinha.