Fisiculturista cego controla a diabetes através do esporte

Renan Henrique é destaque no fisiculturismo (Foto: Divulgação)


A palavra superação anda lado a lado do fisiculturista Renan Henrique, de 21 anos. Deficiente visual desde os 17, devido a uma atrofia do nervo óptico, e portador de diabetes tipo 1, o paulista da cidade de Louveira é um dos destaques do cenário do fisiculturismo brasileiro, com títulos em eventos como Arnold Classic e Muscle Contest.

"O ser humano não tem limites. Limite é uma condição que a gente acaba impondo a gente mesmo quando desiste de fazer algo. Eu não desisti, levantei a cabeça e segui em frente", disse o campeão, que há poucos dias foi anunciado como atleta Darkness, time de patrocinados da gigante da suplementação Integralmédica.

Renan iniciou na musculação aos 15 anos, dois anos antes de perder a visão. Segundo ele, a motivação era controlar a diabetes e ganhar peso, já que pesava 38 kg à época. Aos 20, entrou de vez no mundo do fisiculturismo.

Hoje com 70 kg, além das categorias exclusivas para portadores de necessidades especiais, ele também compete nas tradicionais, incluindo a overall, que reúne os vencedores de todas as categorias.

Apesar da coleção de medalhas, troféus e do reconhecimento por parte da comunidade do fisiculturismo, a principal conquista de Renan Henrique é, através da modalidade, conseguir controlar a diabetes, inclusive, diminuindo a quantidade de insulina ingerida.

"São três pilares para o controle da diabetes, não tem jeito: atividade física, alimentação e medicação. Sem esses pilares alinhados, não adianta nada. O esporte é, sim, saúde. Através do esporte, a gente pode, sim, mudar a saúde das pessoas", enfatizou Renan.

CEO da Integralmédica, Felipe Bragança fez um bonito discurso no anúncio de Renan Henrique como novo integrante do time Darkness.

"Através da escuridão que ele conseguiu desenvolver melhor os outros sentidos. O fato de não enxergar, o deixa à frente de muitos outros, porque ele não vai desenvolver duas coisas tóxicas: ego e vaidade. Ele é a maior prova que a escuridão só assusta os fracos; porque os fortes se forjam na escuridão", discursou o empresário.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos