Fifa anuncia janela de amistosos para seleções antes do início da Copa do Mundo


A menos de dois meses para o início da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, a Fifa anunciou mais uma janela de amistosos internacionais para seleções antes do começo do Mundial. Em comunicado enviado aos seus filiados na última quinta-feira, a entidade afirmou que vai ampliar o Programa de Proteção ao Clube ("CPP", na sigla em inglês) também para os países que não estão classificados para o torneio.


O período para estas partidas é a semana anterior à Copa do Mundo, entre os dias 14 e 20 de novembro. Os clubes deverão obrigatoriamente liberar seus atletas no início desta janela, e as seleções terão a chance de fazer novos testes, numa espécie de Data Fifa extra.

+ Veja a tabela, os jogos e os grupos da Copa do Mundo de 2022

O CPP da Fifa é um seguro criado pela entidade para resguardar clubes que eventualmente perdem jogadores por lesão durante jogos de seleção. Ou seja, caso um atleta se lesione em uma partida internacional, a Fifa cobre seu salário no período em que o clube não puder utilizá-lo.

Diversas seleções estão com amistosos marcados para a semana anterior ao Mundial, sejam as que estão classificados ou não para a competição. Adversárias do grupo do Brasil, Sérvia e Suíça, por exemplo, jogarão contra Bahrein e Gana. A Argentina jogará contra os Emirados Árabes.

- Levando em consideração as tendências na programação doméstica mencionadas, bem como o fato de que esses amistosos para associações membros não participantes (da Copa do Mundo) podem ser o único contato esportivo com jogadores de setembro de 2022 a março de 2023, a Fifa, portanto, incentiva todos os clubes e associações membros não participantes (da Copa) a jogarem amistosos de planejamento no período de preparação entre 14 e 20 de novembro de 2022 para trocar bilateralmente sobre este assunto e encontrar acordos onde quer que possível com o propósito de liberar jogadores durante o período de preparação, refletindo em circunstâncias individuais - afirmou a Fifa em comunicado, assinado pela secretária-geral Fatma Samoura.

+ Seleção da América do Sul ou Seleção da Europa? Veja votação jogador por jogador feita pelo LANCE!

SELEÇÃO BRASILEIRA NÃO DEVE FAZER AMISTOSO

Enquanto algumas seleções já estão com duelos marcados, o Brasil não deve entrar em campo a poucos dias do começo da Copa do Mundo. Durante a Data Fifa de junho, o técnico Tite afirmou ser contra a realização de uma partida próxima ao Mundial temendo o risco de lesões.

- Eu disse: "Cinco dias antes da Copa vamos fazer um amistoso". Eles (comissão técnica) me olharam e foram indo para trás. O risco de lesão supera o benefício técnico e tático quando é muito próximo. Se é para ser, tem que ser nove ou dez dias antes, por exemplo. Muito próximo, a cabeça não funciona, e quando não funciona, o corpo não funciona - citou o treinador da Seleção Brasileira.