Festival de corrida de touros deixa feridos na Espanha

Centenas de pessoas lotaram as ruas de Pamplona, na Espanha, nesta quinta-feira para o festival de São Firmino, mundialmente conhecido por seus 'encierros'. Vestindo roupas brancas e lenços vermelhos, os foliões participam do primeiro evento de corrida de touros desde o início da pandemia da Covid-19. Pelo menos cinco pessoas foram levadas para o hospital da região.

Renúncia de Boris Johnson: siga a crise no governo britânico

Criador do mangá Yu-Gi-Oh! Kazuki Takahashi é encontrado morto em praia no Japão

Touros de luta criados especialmente para o evento perseguem corredores pelas ruas estreitas do bairro velho de Pamplona em um trecho de 800 metros. Segundo o Sic Noticias, dois minutos e 35 segundos foi quanto durou a primeira corrida, tempo suficiente para fazer algumas vítimas. O Hospital de Pamplona recebeu pelo menos cinco pessoas.

De acordo com um porta-voz da Cruz Vermelha, um homem foi tratado com uma lesão na perna, enquanto outro sofreu uma pancada na cabeça ao cair e um adolescente sofreu uma lesão no braço.

O evento dura mais de uma semana, e ao todo, são oito corridas, geralmente cada uma dura entre três e cinco minutos. Elas terminam quando o animal é encurralado na arena de tourada. São esperados milhares de visitantes, vindos de vários países. A tradição de origem medieval foi popularizada por personalidades como o escritor norte-americano Ernest Hemingway.

As festas de São Firmino foram canceladas em 2020 e 2021 por causa da pandemia, e a cidade do norte da Espanha ficou sem celebrações pela primeira vez desde a Guerra Civil espanhola (1936-1939). Grande celebração a céu aberto e regado a vinho, o Festival, que anualmente se celebra de 6 a 14 e julho, é conhecido especialmente por seus "encierros" (confinamentos) taurinos.

Desde 1910, 16 pessoas morreram nas corridas de touros em Pamplona, sendo a última vítima um homem que foi devorado por um touro em 2009.

Nos últimos anos, as autoridades locais também reforçaram as medidas de prevenção contra a violência sexual depois que uma jovem de 18 anos foi vítima de um estupro coletivo durante as festas de São Firmino em 2016.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos