Ferrari protesta oficialmente contra pilotos da RBR
- Opa!Algo deu errado.Tente novamente mais tarde.
- Opa!Algo deu errado.Tente novamente mais tarde.
- Max VerstappenAutomobilista neerlandĂȘs
- Charles LeclercPiloto de fĂłrmula 1
Depois do resultado nem tĂŁo empolgante da Ferrari no Grande PrĂȘmio de MĂŽnaco da FĂłrmula 1, disputado no Ășltimo domingo, a equipe italiana decidiu por entrar com um processo formal junto Ă organização contra os pilotos Sergio Perez, vencedor da corrida, e Max Verstappen, lĂder do campeonato de pilotos e terceiro colocado em MĂŽnaco.
A justificativa seria de que os dois pilotos da Red Bull Racing (RBR) nĂŁo teriam obedecido as regras estabelecidas no regimento da competição referentes Ă saĂda do pit lane depois de um dos pit stops realizados durante a prova. Os pilotos da Scuderia, Carlos Sainz e Charles Leclerc, terminaram a prova, respectivamente, em segundo e quarto lugar. Leclerc, com o resultado, ficou distante nove pontos de Max Verstappen na tabela de classificação da F1.
Leia também:
Em entrevista concedida Ă emissora de televisĂŁo Sky Sports, o chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, afirmou que os italianos acreditam ter havido violação do regulamento pela dupla da RBR: "Acreditamos que houve uma clara violação do regulamento por parte dos dois pilotos da Red Bull ao saĂrem dos boxes".
A resposta chegou da boca de Christian Horner, chefe da Red Bull, que, após analisar imagens da transmissão da corrida, disse estar confiante e contente com o que viu e não teme punição alguma: "Nós estamos contentes com todas as imagens que vimos".
Em resposta ao protesto, a FIA afirmou que nĂŁo houve irregularidade: "Nesse caso, o carro nĂŁo âatravessouâ a linha; para isso seria necessĂĄrio ter uma roda completamente Ă esquerda da linha amarela. Assim, o piloto nĂŁo violou a seção relevante do CĂłdigo e isso tem precedĂȘncia sobre qualquer interpretação das notas do diretor de prova. O protesto Ă©, portanto, indeferido".