'Fator fora de casa': Palmeiras tem vantagem no Brasileirão construída como visitante

Palmeiras conquistou mais um bom resultado fora de casa no Brasileirão-2022 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


O Palmeiras terminou a 18ª rodada do Brasileirão-2022 com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, que é o Corinthians. Trata-se da maior diferença do líder para o vice-líder desde o início desta edição da competição. O título simbólico do primeiro turno e essa "folga" têm muito a ver com o desempenho fora de casa.

GALERIA
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Até aqui, o Verdão é o único time do campeonato que ainda não perdeu como visitante. São nove jogos, cinco vitórias e quatro empates, ou seja, 19 pontos conquistados e 70,4% de aproveitamento. O desempenho chama bastante a atenção, principalmente se comparado com os principais concorrentes.

Fora de casa, são quatro pontos a mais do que o Fluminense, cinco a mais do que Internacional e Atlético-MG, seis a mais do que o Athletico-PR, oito a mais do que o Corinthians e 11 a mais do que o Flamengo. Podemos dizer que pensando superficialmente, é o que tem feito a diferença para o time de Abel Ferreira neste turno.

E não é exagero considerar que a pontuação total seria bem melhor se não fossem os tropeços dentro de casa. Aliás, o desempenho como visitante acaba compensando o vacilos no Allianz Parque. Dos 27 pontos disputados como mandante, o Palmeiras deixou dez pelo caminho, quase 40% do total, índice bastante alto de tropeços.

São nove jogos em casa, cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, ou seja, 17 pontos e 63% de aproveitamento, apenas a sexta melhor campanha como mandante no campeonato até aqui. São quatro pontos a menos do que o Corinthians, dois a menos do que o Flamengo, e um a menos do que Atlético-MG e Athletico-PR.

Em comparação com o Corinthians, que é o vice-líder, fica bem nítido que o "fator fora de casa" é o que tem feito a diferença até aqui. Em casa o Timão tem quatro pontos a mais, e como visitante tem oito pontos a menos. A diferença de quatro pontos é exatamente o que coloca o Verdão na ponta com essa vantagem mais tranquila.

Na próxima rodada, a última do primeiro turno, o Palmeiras joga em casa e pode chegar aos 20 pontos como mandante, superando a pontuação como visitante, mas como um jogo a mais. Mesmo assim, o desempenho fora de casa, e a larga distância para os rivais no quesito, seguirão sendo os principais fatores para a liderança

Vale lembrar que das 19 edições anteriores dos pontos corridos, em 15 o campeão foi aquele que teve a melhor campanha como visitante. Desde 2011, ou seja, há 11 edições consecutivas, o time de melhor desempenho fora de casa levanta a taça no término das 38 rodadas. Parece que o Verdão tem seguido bem essa receita.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos