Fãs lotam arena para homenagear Federer em despedida das quadras

Tenista Roger Federer

Por Martyn Herman

LONDRES (Reuters) - Fãs de Roger Federer se aglomeraram para se despedir do gigante suíço do tênis no fechamento das cortinas de sua brilhante carreira na O2 Arena de Londres, nesta sexta-feira.

O tenista de 41 anos jogará duplas ao lado de seu grande rival Rafael Nadal na noite de abertura da Laver Cup, no que será sua última partida profissional.

Federer, 20 vezes campeão do Grand Slam e considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, anunciou na semana passada que uma lesão persistente no joelho significa que ele terá que terminar seus 24 anos de carreira.

Os ingressos para seu jogo ao lado de Nadal pelo time europeu contra a dupla norte-americana Frances Tiafoe e Jack Sock foram muito disputados. Mas alguns torcedores tiveram sorte.

Muitos que entraram na arena londrina, onde Federer, oito vezes campeão de Wimbledon, ganhou o título do ATP Finals em 2010 e 2011, foram vestidos com o vermelho e branco da Suíça e tinham faixas prontas para o que prometia ser uma noite emocionante.

"Ele é um dos melhores embaixadores da Suíça, então estou super feliz por estar aqui", disse Sonya Carvallares, de 31 anos, de Zurique, à Reuters. "Ele é mais do que apenas um tenista, ele é um ícone".

Federer não joga uma partida competitiva desde Wimbledon do ano passado, e Carvallares disse que a notícia de que ele estava terminando sua carreira de ouro era triste, mas esperada.

"Vimos que estava chegando bem, ele não é eterno. A nível pessoal, estou muito feliz por termos conseguido os ingressos para hoje, especialmente agora. Mas, de certa forma, é uma mistura de sentimentos", afirmou.