Ex-volante Ramires anuncia aposentadoria do futebol

Ramires fez sucesso com a camisa do Chelsea, onde ajudou o clube londrino a conquistar sua primeira Liga dos Campeões. Foto: Javier Soriano/AFP via Getty Images
Ramires fez sucesso com a camisa do Chelsea, onde ajudou o clube londrino a conquistar sua primeira Liga dos Campeões. Foto: Javier Soriano/AFP via Getty Images

O ex-meio-campista brasileiro Ramires, anunciou sua aposentadoria do futebol profissional. O jogador de 35 anos encerrou sua carreira de 14 anos, onde jogou pelo Chelsea, Benfica, Palmeiras, Jiangsu Suning, Cruzeiro e Joinville.

O anuncio foi feito na tarde desta quarta-feira (28) em seu Instagram, oficializando a notícia depois de estar sem clube desde o final de novembro de 2020, quando deixou o Palmeiras por mútuo consentimento.

Leia também:

O agora ex-volante começou sua carreira no Joinville, onde jogava como lateral direito e foi deslocado para o meio campo. De lá se transferiu para o Cruzeiro em 2007, onde faturou o bicampeonato estadual em 2008 e 2009.

Foi para a Europa onde assinou com o Benfica por 7,5 milhões de euros e ganhou o campeonato nacional e a Taça da Liga na temporada 2009/2010.

Mas foi no futebol inglês que Ramires brilhou. Contratado pelo Chelsea em 2010 por 19 milhões de libras (cerca de 110 milhões de reais na cotação atual) e ganhou uma Premier League, uma FA Cup, a Liga Europa, a Copa da Liga e a primeira Liga dos Campeões do clube, competição em que será lembrado com carinho pelo gol contra o Barcelona na semifinal.

Depois de 251 jogos pelos Blues, partiu para a China para assinar com o Jiangsu Suning. Depois voltou ao Brasil, onde defendeu o Palmeiras entre 2019 e 2020 e fez parte do elenco que ganhou o título da Libertadores.

Ramires também somou 52 convocações pelo Brasil, com quem conquistou a medalha de bronze olímpica nas Olimpíadas de Pequim 2008 e também a Copa das Confederações 2009, além de jogar as Copas do Mundo de 2010 e 2014.