Ex-jogador da Seleção Brasileira nos anos 2000 é pastor na Rocinha; conheça história

Benjamin é um dos maiores atletas do futebol de areia (Divulgação)


Conhecido, no auge da carreira, como "Pelé das Areias", o ex-jogador da Seleção Brasileira de Beach Soccer, Benjamin, encontrou um refúgio nas igrejas e projetos sociais. Tetracampeão da Copa do Mundo da modalidade e um dos maiores da história do país, o ex-jogador, aos 53 anos, atua como pastor na Rocinha, favela do Rio de Janeiro.

+ Confira: Endrick no Barcelona? 10 joias que podem sair do Brasil

Benjamin encerrou a carreira de jogador profissional em 2015, dois anos depois de terminar sua trajetória na Seleção Brasileira. Atualmente, ele segue praticando o esporte nas areias da zona sul da cidade, sobretudo na Praia de Copacabana.

Se o craque "jogava de terno" durante a carreira, ele manteve o traje para trabalhar como pastor na Rocinha. À noite, com a bíblia nas mãos, ele procura ajudar dependentes químicos - algo que, revelou em entrevista ao Grupo Globo, já foi um problema em sua vida pessoal.

Criado nas favelas Chapéu-Mangueira e Babilônia, localizadas no Leme, Benjamin contou que era usuário de maconha e, após o nascimento do filho, percebeu que estava em estágio de vício porque não conseguiu parar. Em 2003, depois de uma longa batalha, ele parou e não usou mais.

O ex-atleta é pai de Benjamin Jr. que, aos 28 anos, segue os passos do pai no esporte. Com passagens pela Seleção Brasileira, o filho joga, atualmente, pelo Vasco da Gama, e possui dois Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores e três Cariocas no currículo.

Dentro das quadras, Benjamin chefia um projeto social chamado "Grão de Areia" ao lado do antigo companheiro de seleção Juninho. O projeto atende a 100 crianças em cinco diferentes núcleos do estado do Rio de Janeiro: Mangaratiba, Niterói, Maricá, Saquarema e Búzios.

O ex-atleta aproveita os momentos de treino para mostrar aos jovens o seu repertório técnico. Além disso, ele conta histórias que viveu por todo o planeta durante a sua gloriosa carreira.

Durante a trajetória como jogador, Benjamin se destacou em clubes como Vasco, Flamengo, Corinthians e Milano, uma das equipes mais vencedoras da Itália. Hoje, ele se diverte dando aula para a garotada e no futevôlei, hobbie que passou a praticar com mais frequência após se aposentar.

+ AO VIVO E DE GRAÇA: LANCE! está transmitindo ao vivo e de graça jogos da Bundesliga. Confira todas as informações sobre o torneio e transmissão aqui.