Ex-astro da Premier League é preso por enganar amigos e familiares

Richard Rufus foi condenado a sete anos e meio depois de afirmar ser um bem-sucedido operador de câmbio

Richard Rufus defendeu o Charlton durante toda sua carreira e jogou algumas edições da Premier League. Foto: Victoria Jones/PA Images via Getty Images
Richard Rufus defendeu o Charlton durante toda sua carreira e jogou algumas edições da Premier League. Foto: Victoria Jones/PA Images via Getty Images

Um ex-astro da Premier League foi preso depois de fraudar seus amigos e familiares em £ 15 milhões (cerca de 93 milhões de reais).

O ex-jogador do Charlton Athletic, Richard Rufus, foi condenado a sete anos e meio depois de afirmar ser um bem-sucedido operador de câmbio e convencer as vítimas a investir em seu esquema de "baixo risco".

Leia também:

O homem de 47 anos foi considerado culpado no Southwark Crown Court na quinta-feira (13) por fraude, lavagem de dinheiro e realização de uma atividade regulamentada.

As autoridades descobriram que ele convenceu suas vítimas de que seus investimentos teriam retornos de 60% ao ano.

Rufus usou parte dos £ 15 milhões investidos para pagar os investidores em um esquema de pirâmide - utilizando fundos de novos investidores para pagar os mais antigos -, mas aproveitou o resto da quantia para manter o estilo de vida de um jogador de futebol profissional de elite.

Ele alegou falsamente ter feito retornos multimilionários para uma igreja e bons retornos para outros jogadores de futebol ou ex-jogadores para quem havia investido em fundos, mas que não conseguiu identificar por motivos de confidencialidade.

O zagueiro foi forçado a se aposentar em 2004 após uma lesão no joelho, mas continuou morando em uma casa de cinco quartos em uma propriedade particular em Purley, no sul de Londres, além de ter um carro Bentley e um relógio Rolex.

Roger Makanjuola, do Crown Prosecution Service, disse: "Rufus agiu de maneira egoísta, sem nenhuma preocupação com suas vítimas. Ele alegou que havia sido bem-sucedido com suas estratégias de investimento anteriormente, mas os investimentos eram repletos de riscos e ele perdeu o dinheiro tão necessário de suas vítimas no valor de £ 15 milhões."

"Ao fazer essas enormes perdas, ele colocou aproximadamente £ 2 milhões em suas contas pessoais, supostamente para fins de investimento, mas isso nunca foi transferido para sua conta comercial”, finalizou.