Estádios ingleses podem ter torcedores em pé após 28 anos
Os clubes ingleses vão poder voltar a ter nos estádios, 28 anos depois, arquibancadas para torcedores ficarem em pé. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (4), pela secretária da cultura do Reino Unido, Nadine Norries.
“Apenas os clubes que cumpram as rigorosas medidas de segurança estarão autorizados. Graças a um processo robusto, com provas e engenharia moderna, estamos prontos para permitir bancadas em pé mais uma vez nos nossos campos”, explicou a governante.
Leia também:
Chelsea, Manchester City, Manchester United e Tottenham participaram de uma experiência considerada bem-sucedida durante a segunda metade da temporada passada, tal como o Cardiff, que em 2021/22 jogou o Championship, segunda divisão inglesa. Os estádios desses clubes tiveram setores para torcedores em pé.
Apesar da permissão, não é certo que todos os clubes criem esses espaços. Somente Wolverhampton, Brentford (ambos da Premier League) e Queen's Park Rangers (Championship) já anunciaram que vão disponibilizar lugares em pé.
O governo já anunciou que o lendário Estádio de Wembley vai oferecer essa possibilidade, e já programou um teste para setembro, quando a Inglaterra recebe a Alemanha, em jogo válido pela Liga das Nações.
Os torcedores em pé foram banidos do futebol inglês há cerca de 28 anos, cinco anos após a tragédia de Hillsborough, quando 96 torcedores do Liverpool morreram e centenas ficaram feridos durante uma enorme confusão na semifinal da Taça da Inglaterra contra o Nottingham Forest.
Em janeiro de 2022, foi conhecida a 97.ª vítima de Hiisborough, Andrew Devine, que perdeu a vida fruto de lesões resultantes do desastre de 1989.