Saiba quais são as obras viárias que o Atlético-MG precisará fazer no entorno da Arena MRV

Estádio alvinegro vai ser entregue para o torcedor em março do ano que vem (REPRODUÇÃO / YOUTUBE ARENA MRV)


Uma das contrapartidas para o Atlético-MG construir seu estádio, a Arena MRV, é que o clube realize intervenções viárias no entorno do empreendimento, que fica no bairro Califórnia, região noroeste de Belo Horizonte. O ponto está localizado perto de vias com intenso tráfego de veículos, como o Anel Rodoviário da capital mineira, e a Via Expressa, que liga BH a cidades da região metropolitana. Além disso, as ruas próximas ao estádio são estreitas, o que requer atenção no que diz respeito ao fluxo a partir da liberação de partidas no local.

O time mineiro contratou a Construtora Mello Azevedo para realizar as obras, com os trabalhos começando em setembro. As intervenções que serão realizadas foram pensadas para facilitar o acesso do torcedor à arena atleticana e também tentar diminuir os impactos no trânsito da cidade.

+ Saiba quais são os clubes com as maiores médias de público como mandante no Brasil

Em nota, os responsáveis pela Arena MRV afirmaram que as intervenções viárias implementadas serão a construção da via marginal da Via Expressa, a duplicação do viaduto de ligação dos bairros Califórnia e Camargos, a passarela do Santa Maria e o caminho e a passarela de ligação entre a estação do metrô do Eldorado e o estádio. Esses impactos atingem as ruas Oswaldo Cardoso, Margarida de Assis Fonseca, Walfrido Mendes, Christina Maria de Assis e o viaduto do bairro Camargos.

O canteiro de obras deveria ter sido iniciado ainda em 2021, mas os responsáveis pelo estádio renegociaram junto à Prefeitura de Belo Horizonte um novo prazo, alegando que houve um grande aumento nos custos, o que gerou a necessidade de recalcular o valor total dos materiais para as obras.

O Galo ainda terá de cumprir outras contrapartidas, além das relacionadas ao trânsito no entorno do estádio. São elas: construção de uma Unidade Básica de Saúde na região do bairro com anexo na esplanada; um Centro de Línguas Integradas (Clic); uma academia de ginástica aberta ao público; e um parque linear na região.

A previsão de inauguração do estádio alvinegro é em março de 2023, quando o Atlético completará 115 anos de existência. Com esse prazo curto, a Arena MRV terá apenas seis meses para finalizar as intervenções e começar a operar.