Entenda os desafios do próximo técnico para assumir o Vasco e ajustar o time

Jorge Salgado terá de contratar o terceiro técnico para o Vasco em sete meses (Jorge Perci/ Vasco.com.br)


A demissão de Maurício Souza é entendida no Vasco como uma correção de rota após oito jogos de nítido retrocesso em desempenhos e resultados. Comprovado pelos números. A sucessão, todavia, é um desafio. Tanto para quem contratar quanto para quem for contratado.

O processo de contratação deverá seguir trâmite parecido com que levou à chegada do último treinador: Carlos Brazil vai capitanear a busca, vai debater com Jorge Salgado, com outros integrantes da cúpula diretiva do clube e também com membros da 777 Partners.

Embora o rito para a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) esteja paralisado, a tendência é que a empresa estadunidense assuma o comando do futebol do clube nos próximos meses. De modo que faz sentido a decisão seja compartilhada entre o atual e o iminente superior.

-> Confira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

O problema está em quem vai topar o desafio. O mercado até tem nomes experientes, mas eles topariam o que o Vasco atual - sem aporte da 777 - pode pagar? Aceitaria o risco de um contrato até o fim do ano ou que possa ser interrompido antes?

Apesar de não ter sido externado, um dos motivos que fez Zé Ricardo aceitar uma proposta do Japão era a possibilidade de ser substituído quando chegasse a nova gestão. Sem contar o momento técnico da equipe, de profunda queda de rendimento.

E mesmo quem assumir terá uma missão com dois lados: a pressão, mas a possibilidade de assinar o comando do time que retorna à Série A. Dentro de campo, é preciso recuperar o desempenho defensivo pré-Emílio e, ofensivamente, fazer mais do que era feito na época de Zé.

Pois era essa a expectativa quando Maurício Souza foi contratado. Que mantivesse o que era bom e melhorasse o que não era. Agora, é necessário recuperar de um lado e fazer o que praticamente ainda não foi feito nesta temporada. E restam 18 jogos para o fim do ano do futebol vascaíno.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos