Enquanto novos reforços se adaptam, Rony segue como melhor alternativa no ataque do Palmeiras

Flaco López e Merentiel precisam corresponder expectativas criadas no Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


Nos últimos três jogos, o ataque do Palmeiras deixou fragilidades expostas e não demonstrou eficácia. Quase dois meses após dois centroavantes estrearem, considerados como soluções, Abel Ferreira ainda não conseguiu lapidá-los e segue contando com Rony como principal alternativa na frente.

GALERIA

> Saiba quais são os 40 jogadores mais fortes do FIFA 23
> Pedro na Seleção? Veja 10 opiniões de famosos sobre o atacante

Flaco López e Merentiel chegaram ao Verdão no meio do ano, custando aos cofres do clube cerca de R$ 43 milhões. O argentino, vindo do Lanús-ARG, assinou contrato até julho de 2027, enquanto o uruguaio, ex-Defensa y Justicia-ARG tem vínculo até o meio de 2026.

As chegadas dos reforços geraram muita expectativa na comissão técnica, que avaliou os dois jogadores com o perfil procurado para suprir a necessidade do elenco. Em diversas entrevistas coletivas, contudo, o treinador Abel admitiu que eles precisam de tempo para se adaptarem e serem trabalhados.

O principal objetivo era utilizar Rony de outras formas no setor, até mesmo como ponta, sua posição de origem. Além disso, a presença dos estrangeiros poderia fazer com que Rafael Navarro pudesse receber mais chances sem maiores pressões.

Contudo, Merentiel, por exemplo, ainda não teve uma sequência significativa para entender se o jogador renderá o que demonstrou poder. O uruguaio atuou por apenas 72 minutos e ainda não marcou nenhum gol.

Já o argentino Flaco López conseguiu impor um ritmo de jogo mais acelerado e se adaptou com mais facilidade até então. Já são nove jogos, sendo cinco como titular, além de um gol marcado.

TABELA

> Clique e confira a tabela completa e simulador do Brasileirão!

Porém, a atuação contra o Athletico-PR, na partida de ida da semifinal da Libertadores, não agradou. Ao perder uma chance clara de gol, a torcida e o próprio treinador do Verdão acreditam que o jogador também precisará de mais tempo de adaptação.

- Tivemos duas oportunidades de gol. Uma com o López, sozinho, que com mais calma... Na próxima vai ter mais calma para não ser precipitado. Depois, de cabeça, um dos pontos fortes dele. Não fez. E temos que fazer - disse Abel Ferreira em coletiva após o jogo.

Além de Rafael Navarro para o setor, que soma 42 jogos, sete gols e três assistências, mas se tornou alvo de críticas dos torcedores pelo baixo desempenho, está o jovem Endrick.

O garoto de 16 anos segue brilhando entre jovens de 20 e 21, e vive uma de suas melhores fases nas competições das categorias, empilhando gols e belas jogadas. Muitos torcedores acreditam que ele deva ser relacionado e colocado em campo, mas o português ainda pede paciência pois se trata de um menino e confia todas as fichas em Rony.

Os números comprovam essa confiança. O camisa 10 vive sua melhor temporada no Palmeiras, com 19 gols e três assistências em 47 jogos em 2022. Além disso, o atacante se isolou como o maior artilheiro da história do clube na Libertadores, com 18 tentos marcados, figurando também entre os dez maiores goleadores brasileiros de todo o torneio.

Assim, contra o RB Bragantino neste sábado, às 19h, fora de casa, o Verdão tem a chance de manter a liderança do torneio, de melhor ataque e defesa, além de recuperar a confiança ou oferecer novos votos a jogadores que podem ser importantes em uma campanha de título.