Dorival Júnior completa 20 jogos no Flamengo: veja comparação com os antecessores


A vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, na última quarta-feira, marcou o 20º jogo de Dorival Júnior em sua terceira passagem pelo Flamengo. O técnico chegou ao Ninho do Urubu no início de junho e, em pouco tempo, transformou o rumo do clube na temporada.

+ Mercado fechado: confira o balanço da janela de transferências do Flamengo

Dorival treinou a equipe na Copa do Brasil, na Libertadores e no Brasileirão, com classificações e ótimo desempenho nas três competições. Até o momento são 15 vitórias, um empates e quatro derrotas - um aproveitamento de 76,6%.

Entre os seis últimos técnicos do Flamengo, Dorival tem o segundo melhor aproveitamento nos primeiros 20 jogos no comando. Ele supera o início de Jorge Jesus, mas fica atrás do desempenho de Renato Gaúcho em 2021. Veja o balanço abaixo:

+ Série invicta e defesa zerada: números comprovam melhor momento do Flamengo na temporada

Números nos 20 primeiros jogos pelo Flamengo

1. Renato Gaúcho - 80% de aproveitamento (16V/2E/2D)
2. Dorival Júnior - 76 % de aproveitamento (15V/1E/4D)
3. Jorge Jesus - 70 % de aproveitamento (12V/6E/2D)
4. Paulo Sousa - 68% de aproveitamento (12V/5E/3D)
5. Domènec Torrent - 66% de aproveitamento (12V/4E/4D)
6. Rogério Ceni - 58% de aproveitamento (10V/5E/5D)

Dorival Júnior pelo Flamengo
Dorival Júnior pelo Flamengo

Dorival tem 76% de aproveitamento (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

BONS NÚMEROS E BOM FUTEBOL

Mais do que os números mostrados acima, é o bom futebol da equipe comandada por Dorival Júnior que aumenta a confiança da torcida do Flamengo na briga pelos títulos. Com ele no comando, a equipe conseguiu classificações na Copa do Brasil e na Libertadores, além da arrancada no Brasileirão.

Com números inferiores ao de Renato Gaúcho, Dorival supera o antecessor na montagem de um time mais equilibrado e regular. Ao mesmo tempo em que consegue extrair a qualidade individual dos jogadores de ataque, o treinador encontrou o esquema ideal para proteger a defesa e não sofrer sustos.

+ BRASILEIRÃO: confira a tabela e simule os resultados

Após um início com três derrotas em quatro partidas, Dorival elevou o Flamengo a outro nível e sofreu apenas um revés nos últimos 16 jogos. Neste recorte, o time tem aproveitamento de 89,5% - com 38 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Em busca de manter a boa fase, o Flamengo de Dorival volta a campo no próximo domingo, às 16h, em duelo decisivo pelo Brasileirão. Na vice-liderança, o clube encara o líder Palmeiras, no Allianz Parque, e busca diminuir a diferença atual de nove pontos para o rival.