Domingo define últimos classificados para a 37ª edição do Bahia Juniors Cup

Thiago Parmalat


O domingo, dia 25, será reservado para a definição dos últimos classificados para a chave principal da 37ª edição do Bahia Juniors Cup, em Salvador (BA), torneio dos mais importantes do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional, realizada no Costa Verde Tennis Clube, no bairro de Piatã, na capital baiana. O torneio tem parceria com a Federação Bahiana de Tênis e conta com o apoio da Sudesb.

A competição, que tem atletas de sete países (Brasil, Chile, Argentina, Estados Unidos, Japão, Itália e Peru), teve neste sábado o primeiro dia com o qualifying na categoria mundial até 18 anos, 16 anos Sul-Americano além da rodada de estreia do torneio nacional até 12 anos.

O baiano Vitor Rocha derrotou João Campos e Silva por 6/2 7/5 e vai buscar vaga na chave principal contra o paulista Enzo Sakiyama. Outros duelos da final do quali são Breno Maciel contra Luca Ono, o chileno Bastian Zamora contra o brasileiro João Oliveira e Pedro Rocha contra Lucas Vidaller.

No feminino as qualifiers foram definidas neste sábado com Lais Shibata, Mariana Carvalho, Lais Peres e Beatriz Lobo garantindo as vagas na chave principal que começa na segunda-feira.

Nos 12 anos, com pontos no ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis, quatro baianos se garantiram nas quartas de final no masculino. Felipe Argolo irá enfrentar o carioca Bernardo Carvalho, Felipe Oriá encara o alagoano Aryl Bisneto, João Almeida encara o capixaba Mateus Kimura e Bernardo Belitardo encara o alagoano Gustavo Souza. No feminino, a baiana Gabriela Bettoni joga a semi contra a pernambucana Sophie Hana.


A chave principal das categorias 18, 16 e 14 anos serão sorteadas no domingo no final do dia. O torneio vai até o sábado, dia 1º de outubro.

O Bahia Juniors Cup tem tradição de revelar grandes nomes do tênis nacional. No ano passado, o carioca João Fonseca conquistou seu primeiro título internacional e hoje se encontra como o 55º do mundo com apenas 15 anos e oitavas de final em Roland Garros e Wimbledon nesta temporada. Gustavo Kuerten foi campeão em 1993 passando na final pelo baiano Duda Catharino Gordilho em final de três sets. Marcelo Melo, André Sá, Jaime Oncins e Flávio Saretta, entre outros já jogaram o torneio que acontece desde 1985.