Dirigentes analisam excursão da base do Fluminense na Europa: 'Caminho certo na formação de atletas'

Sub-16 do Fluminense conquistou três títulos (Foto: Divulgação/Scopigno Cup)


A excursão da equipe sub-16 do Fluminense pela Europa terminou com saldo positivo. Além dos títulos e da exposição positiva da marca do clube, o Tricolor pôde retomar uma tradição de sua categoria de base, que sempre conseguiu, neste tipo de excursão, desenvolver os atletas e apresentar um contexto diferente dentro e fora de campo do que eles estão acostumados no Brasil.

+ Convocação da Seleção Brasileira é nesta sexta! Veja quem pode aparecer na lista de Tite

O vice-presidente da base, Rui Reisinger, comemorou a retomada deste importante processo de formação de Xerém.
AdChoicesPUBLICIDADE
- Foi emocionante ver o reconhecimento dos europeus com o trabalho que estamos desenvolvendo em Xerém. Levar nossos meninos para vivenciar este ambiente diferente do que eles estão acostumados, enfrentar times que eles não atuam sempre é muito importante. Queria agradecer ao nosso presidente Mário Bittencourt por nos permitir retomar este importante processo de Xerém e aos nossos funcionários da base, que fazem o Fluminense não dever a ninguém no mundo inteiro, quando se fala em desenvolvimento de atletas.

+ 'Apocalipse' de Diniz? Fluminense liga sinal de alerta em fase conturbada

Os Moleques de Xerém encerraram a excursão pela Europa com 100% de aproveitamento e três títulos: a Heemskerk Cup, na Holanda, a Geneva Cup, na Suíça e a Scopigno Cup, na Itália. A equipe do técnico Carlos Larocca fez 17 jogos, com 17 vitórias, 59 gols marcados e apenas 8 gols sofridos.

- Mais do que as vitórias e os títulos, podemos ver de perto que estamos no caminho certo na formação de atletas aqui no Fluminense. Tanto tecnicamente, como taticamente fomos superiores durante quase todos os jogos. Enfrentamos grandes escolas de formação, trocamos experiência com equipes da Premier League, que é a maior liga de futebol do mundo - disse o diretor executivo da base, Antônio Garcia, antes de completar:

+ Veja mais notícias do Fluminense

- Estamos bem satisfeitos com os resultados. Fora de campo tenho a certeza de que ajudamos de alguma forma mudar a vida destes meninos também. Eles viveram uma experiência que poucos meninos vivem no nosso país. Visitaram centros históricos da Europa, receberam a benção do Papa, tiraram fotos com gigantes do futebol mundial... Voltamos vencedores, pois conseguimos colocar em prática mais uma vez o nosso lema que é faça uma melhor pessoa, que teremos um melhor jogador de futebol.

A delegação do Sub-16 do Fluminense já retornou ao Brasil. Uma parte da equipe se reapresenta ao time Sub-17 para a sequência do Brasileirão da categoria. Os mais jovens retornam para a o Sub-15 e os restantes se preparam para a disputa do Estadual Sub-16, que terá início neste final de semana.