Destaques nacionais e internacionais confirmados na Dez Milhas Garoto

O mineiro Giovani dos Santos, terceiro colocado na Dez Milhas Garoto em 2019, é um dos favoritos ao pódio em 2022. (Divulgação)


Em sua 31ª edição, a Dez Milhas Garoto terá entre suas atrações o duelo entre brasileiros e estrangeiros pelo topo do pódio geral, no masculino e no feminino. A tradicional disputa promete, dessa forma, repetir o elevado nível técnico que a consagraram no cenário nacional e internacional. Para isso, o evento, que acontece neste domingo (25), contará com atletas de destaque do circuito internacional, todos com excelentes resultados e em condições de brigar pela vitória. A prova, com percurso de 16,09km, terá largada em Vitória, na Praia do Camburi, com chegada em frente à fábrica da Garoto, em Vila Velha.

Ao longo do trajeto, a corrida passa por pontos icônicos do Espírito Santo, caso da Terceira Ponte, que divide os municípios de Vitória e Vila Velha, com vista para o Convento da Penha, local turístico muito visitado. A programação começará a partir da 7h10m, com a categoria Cadeirante. Em seguida, às 7h15m, será a vez da Elite Feminino, enquanto Elite Masculino e demais categorias largarão às 7h30m.

Entre os homens, os corredores do exterior com chances de vitória são o etíope Asefa Bekele, que chega para a prova com o título de campeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e o segundo lugar na Maratona Internacional de São Paulo, ambas em 2022, e o queniano Vestus Chemjoy, terceiro colocado na Maratona Internacional de San Pola, da Espanha, em 2021.

Pelo Brasil, o mineiro Giovani dos Santos, melhor brasileiro na prova em 2019, com o terceiro lugar, e que este ano venceu a Meia Maratona de Guarulhos e foi terceiro na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, é o principal destaque. Ao seu lado para tentar recolocar o Brasil no primeiro lugar estará outro mineiro, o atleta Gilmar Silvestre Lopes, quinto em Vitória na edição de 2019 e que ficou com o segundo lugar na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro deste ano; e Justino Pedro da Silva, bicampeão da Maratona do Rio de Janeiro 21/22.

No feminino, as atrações internacionais serão as etíopes Mestawut Truneh, campeã da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2022, Fantu Gelasa, vice-campeã da mesma prova, e Yadeni Weltej, vice-campeã da Maratona do Rio de Janeiro deste ano. A brasileira Amanda Oliveira, também de Minas Gerais, campeã da Meia Maratona do Rio deste ano, será a esperança de vitória nacional em 2022.

Resultados Dez Milhas Garoto 2019

Masculino: 1. Geofry Kipchumba (Quênia), com 48m18; 2. Nicholas Keter (Quênia), com 48m24s; 3. Giovani dos Santos (Brasil), com 49m28s; 4. Marco Joseph Marco (Tanzânia), com 50m40s; e 5. Gilmar Silvestre Lopes (Brasil), com 50m53s.

Feminino: 1. Viola Chemos (Uganda), com 59m39s; 2. Joziane da Silva Cardoso (Brasil), com 59m57s; 3. Rejane Ester Bispo da Silva (Brasil), com 1h00m13s; 4. Kleidiane Barbosa Jardim (Brasil), com 1h00m16s; e 5. Ayelu Deme (Etiópia), com 1h00m17s. (Iúri Totti)