Despedida de WIllian no Corinthians e reviravolta no Santos agitam mercado do futebol

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O mercado do futebol nacional e internacional continua agitado, com especulações e desfechos em meio à janela de transferências pelo mundo.

No Brasil, o destaque fica com o Corinthians, que perderá o meia Willian nos próximos dias. Além das ameaças, o jogador alegou problemas de estresse e vai rescindir o seu contrato com o clube paulista ele não deve atuar mais com a camisa da equipe de Vítor Pereira e justificou sua decisão em entrevista.

Já o Flamengo continua no aguardo do desfecho da novela envolvendo Oscar. O meia, que está no Brasil, tenta uma liberação do Shanghai Port para ser emprestado ao time de Dorival Júnior.

Ainda no Brasil, o Santos, que ficou mais perto de repatriar Soteldo, agora vive um dilema com o lateral Madson, que era carta fora do baralho antes da chegada de Lisca e, agora, pode continuar no elenco.

Por fim, no futebol internacional, o Barcelona corre o risco de perder dois jogadores que assinaram há pouco tempo: Kessié e Christensen.

A reportagem destaca as principais notícias do dia no mercado da bola. Confira algumas movimentações abaixo:

WILLIAN DE SAÍDA DO CORINTHIANS

Willian abriu o jogo sobre sua saída do Corinthians: logo após a derrota e eliminação do time alvinegro diante do Flamengo, pela Copa Libertadores, o mandatário Duilio Monteiro Alves admitiu a possibilidade do meia atacante ter seu ciclo encerrado no clube ainda na zona mista do Maracanã.

Nesta quarta-feira (10), em entrevista ao jornalista Mauro Naves, dos canais Disney, Willian rebateu críticas, falou sobre Vítor Pereira e confirmou a volta com a família para a Europa. "Sei que meu desempenho não foi o que eu esperava, mas nunca fui jogador de fazer 20 ou 30 gols por temporada. [...] Nunca tive o menor problema com Vitor Pereira."

FLAMENGO AGUARDA LIBERAÇÃO PARA FECHAR COM OSCAR

Com a classificação garantida para as semifinais da Copa Libertadores, os torcedores do Flamengo agora vivem a expectativa de Oscar poder defender a camisa rubro-negra. Já em solo brasileiro, o jogador aguarda uma liberação do Shanghai Port, da China, para atuar por empréstimo até o fim do ano pelo clube da Gávea. Vice de futebol, Marcos Braz afirmou que ainda não há nada definido.

"Sobre o Oscar, ainda não tem nada resolvido. Não tem nenhuma contratação como foi divulgado. Próxima pergunta", disse, de maneira breve, durante a zona mista do Maracanã após a vitória sobre o Corinthians.

SANTOS ENCAMINHA ACERTO COM SOTELDO

O Santos avançou na negociação com o Tigres (MEX) e encaminhou a contratação de Soteldo por empréstimo até junho de 2023. Há um princípio de acordo entre clubes, pendente por ajustes finais como detalhes, por exemplo, da opção de compra. O Tigres estourou o limite de estrangeiros e topou emprestar o venezuelano.

O Santos, que abriu espaço na folha salarial com as saídas de Léo Baptistão, Ricardo Goulart, Emiliano Velázquez e Willian Maranhão, aceita honrar com os altos vencimentos. Há concorrência no mercado, mas pesa a favor do Santos a vontade de Soteldo em voltar para a Vila Belmiro.

DILEMA COM MADSON

Autor do primeiro gol do Santos na vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, Madson tinha a saída do clube na próxima temporada praticamente definida antes da chegada do técnico Lisca. Com o novo comando, a situação do lateral-direito virou motivo de dilema interno no clube.

Madson tem contrato até o fim deste ano e já pode assinar um pré-acordo com qualquer clube e deixar o Santos de graça em 2023. A diretoria chefiada pelo presidente Andres Rueda considera o salário do jogador alto e estava inclinada a não prolongar o vínculo. Lisca, porém, afirmou que está "muito satisfeito" com o trabalho do lateral, o que pode dar uma reviravolta na situação nos próximos dias.

RAFINHA, DO PSG, É OFERECIDO AO ATLÉTICO-MG

O nome do meia Rafinha Alcântara, que pertence ao PSG, da França, foi oferecido ao Atlético-MG. O atleta de 29 anos tem mais um ano de contrato com o clube francês, mas não será aproveitado na temporada 2022/2023, por isso foi liberado para procurar uma nova equipe.

A possibilidade de contar com Rafinha agradou a comissão técnica encabeçada por Cuca, como apurou o UOL Esporte. Embora tenha contrato até junho do ano que vem com os franceses, Rafinha está liberado para deixar a equipe parisiense sem nenhum tipo de compensação financeira, como divulgou mais cedo o jornal O Globo. No entanto, não se trata de uma negociação simples, afinal é um jogador com alto salário para o padrão do futebol.

REFORÇOS DO BARCELONA PODEM SAIR SEM CUSTOS E SEM TEREM ENTRADO EM CAMPO, DIZ JORNAL

O meia Franck Kessié e o zagueiro Andreas Christensen, os dois primeiros reforços do Barcelona na janela de transferências, podem deixar o clube sem custos e sem terem entrado em campo, segundo a "ESPN".

De acordo com fontes ouvidas pelo portal, ambos os atletas possuem uma cláusula contratual que poderiam acertar com novas equipes caso não fossem inscritos para a estreia do Barcelona em LaLiga. O clube estreia na competição diante do Rayo Vallecano, no sábado, mas a situação da dupla é incerta.