Defesa-artilheira do Palmeiras bate recorde e entra para a história do clube

Murilo, ao lado de Gómez, está na segunda posição de zagueiros-artilheiros da história (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


A vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, pelo Brasileirão, teve um gosto especial para Murilo. O autor do gol no Mineirão chegou aos nove tentos na temporada e repetiu uma cena comum, já que ele e Gómez estão em um ano artilheiro e, juntos, somam 19 bolas na rede.

> ATUAÇÕES: Murilo aparece como zagueiro-artilheiro e faz Palmeiras decolar na liderança
> Vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG rende memes na web

O camisa 26 marcou seu gol de número nove e, assim, assumiu a vice-liderança do ranking de zagueiros com mais tentos marcados em uma única temporada em toda a história do Verdão, ao lado de Gómez, sua atual dupla. O paraguaio, inclusive, já tem dez bolas na rede em 2022. Com 19 tentos, a dupla bateu o recorde de ano com mais gols de defensores de todos os tempos com a camisa alviverde.

Os dois quebraram as marcas conquistadas em 1999 e 2006, quando os defensores atingiram a marca de 18 bolas na rede. Na primeira temporada citada, foram dez de Júnior Baiano, cinco de Roque Júnior, dois de Cléber e um de Agnaldo. Já na segunda foram quatro de Daniel, três de Gamarra e Nen, enquanto Dininho, Douglas, Leonardo Silva e Thiago Gomez marcaram duas vezes cada.

Como ainda estão em atividade e restam dez jogos para o final da temporada, Gómez e Murilo, inclusive, podem se tornar os zagueiros com mais gols pelo Palmeiras em um só ano, superando os dez de Júnior Baiano em 1999.

> Confira a tabela completa e simulador do Brasileirão!

A porcentagem de gols de Gómez e Murilo em relação ao total marcado pelo Palmeiras no ano é de 16%, sendo 19 tentos em 118 marcados pelo time. O índice também chama a atenção novamente por não ser daqueles jogadores que têm a função de balançar a rede, mas mostra que a dupla é fortíssima também quando vai ao ataque para ajudar os colegas.

Ambos estão na lista dos maiores goleadores dentre todos os atletas do atual elenco na temporada. Murilo ocupa a quinta posição no geral, com nove tentos, atrás apenas do companheiro Gómez, que tem dez, e dos líderes Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Rony, mostrando que os dois jogadores colaboram para a ótima fase ofensiva do time.

Confira os goleadores do Palmeiras em 2022:

Rony - 20 gols
Raphael Veiga - 19 gols
Gustavo Scarpa - 10 gols
Gustavo Gómez - 10 gols
Murilo - 9 gols
Dudu - 7 gols
Zé Rafael - 7 gols
Danilo - 7 gols
Piquerez - 1 gol