Das quadras de Fortaleza à Seleção: Conheça Guga, promessa do Sub-17 do Grêmio

Avante está no Tricolor desde os 12 anos de idade (Arquivo Pessoal)


Com apenas 15 anos de idade, o atacante Guga já é visto como uma das grandes joias da base do Grêmio. Não à toa, apesar de sua faixa etária, o atleta já integra a equipe Sub-17 do Tricolor.

>John Textor fala sobre o desejo em ter James Rodríguez no Botafogo

Nascido em Fortaleza e criado nas quadras de futsal e praias da cidade, onde também jogava futevôlei, o atleta teve de batalhar para chegar ao Imortal em 2019 e ser convocado à Seleção Brasileira Sub-15, dois anos depois.

Artilheiro na época de futsal em Fortaleza (CE), Guga já era observado de perto por olheiros do Grêmio desde quando atuava no Sub-6. Em 2018, com o destaque em sua cidade, foi chamado pelo clube gaúcho para participar de um torneio de monitoramento pela equipe Sub-12.

- Aquele campeonato me fez muito bem. Usando a camisa 9, pude evoluir, marcar seis gols e ser campeão. Creio que foi ali
que minha vida mudou - afirmou.

No ano seguinte da competição, foi chamado novamente pelo Grêmio. Na oportunidade, para seguir de vez nas categorias de base do clube. A adaptação, que no começo não foi fácil devido à distância da família, foi compensada com a estadia cedida por amigos de seus pais em Porto Alegre (RS).

“Foi um período complicado. Me considero um cara que gosta muito de ficar entre a família. Aprender a conviver sem eles levou um tempo. Sem dúvidas, ficar na casa de pessoas conhecidas me ajudou muito. Graças a isso e ao foco no futebol, consegui me adaptar muito mais rápido - avalia Guga.

Com a convocação para vestir a Amarelinha, 2021 já pode ser considerado como o ápice de sua curta carreira até aqui no Grêmio. Por conta do destaque no Sub-15, foi chamado para participar de um período de testes com a Seleção Brasileira da categoria na Granja Comary.

- Foi um dos momentos mais marcantes da minha vida. Tive a oportunidade de conviver com grandes jogadores, além de aprender muito no período em que fiquei lá. Só de estar no mesmo lugar em que muitos dos meus ídolos já treinaram, é uma conquista para mim. Seguirei trabalhando para conquistar ainda mais coisas em
minha carreira - assegurou.

Devido ao calendário das equipes Sub-16 e Sub-17 do Grêmio e a recuperação do atacante de uma lesão no cotovelo, o primeiro compromisso do atacante na temporada será em julho, na disputa do Brasil Soccer Cup Sub-16, em Macaé (RJ).

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos