Darwin Núñez confuso no Liverpool: "Não entendo o que Klopp fala"

Darwin Núñez foi um dos reforços de Klopp para a atual temporada do Liverpool. Foto: Lindsey Parnaby/AFP via Getty Images
Darwin Núñez foi um dos reforços de Klopp para a atual temporada do Liverpool. Foto: Lindsey Parnaby/AFP via Getty Images

A vitória do Liverpool sobre o Rangers na Liga dos Campeões serviu para aliviar a dor em um início de temporada cambaleante do time comandado por Jurgen Klopp. Apesar dos reforços para manter o time brigando por títulos, os resultados não são os melhores e causam desconforto nos torcedores do time da terra dos Beatles.

Embora as principais críticas tenham sido direcionadas aos jogadores por erros muito específicos, Jurgen Klopp começa a ver uma desconfiança em seu trabalho.

Leia também:

Mas o assunto entre torcedores após a vitória na competição continental diz respeito a Darwin Núñez. Em entrevista à ESPN após a vitória sobre os escoceses ele revelou uma falha de comunicação dentro do vestiário.

"A verdade é que, honestamente, nas conversas que ele fala, eu não entendo nada. Pergunto aos meus companheiros o que ele diz. Acho que seu jogo é muito claro. Ele nos pede para manter as coisas simples, para não ter medo de jogar, que confiamos um no outro e que quando perdemos uma bola pressionamos. É o que ele sempre pede", respondeu o atacante uruguaio.

Embora Núñez tenha tentado ilustrar ao máximo como são as instruções do estrategista, a afirmação que ele fez no início de sua intervenção pode ser um dos problemas que afeta o comportamento da equipe em campo: se o treinador dá uma resposta pontual e nem todos entendem, vem a dissociação e desorganização que custa jogos e pontos.

É natural que um recém-chegado não esteja familiarizado com o idioma inglês depois de tão pouco tempo no Reino Unido, mas ele não está sozinho. O caso do colombiano Luis Díaz é semelhante, que também chegou de Portugal, trazido do Porto, há menos de um ano e estará fazendo aulas para se aperfeiçoar no idioma local.

A pergunta normal nessa situação seria se então é responsabilidade do clube e do projeto Klopp garantir que as mensagens cheguem a todos os jogadores corretamente, talvez contratando um tradutor que exponha as ideias a eles e também seja capaz de esclarecer ou tirar dúvidas. Resta saber que reações as palavras de Núñez geram.

Enquanto tenta melhorar a comunicação com seus comandados, Klopp terá uma prova de fogo no fim de semana quando o Liverpool enfrenta o líder da Premier League, Arsenal, fora de casa para tentar diminuir a vantagem dos londrinos que hoje é de 11 pontos.