Cruzeiro quitará sua dívida total em 14 anos, diz estudo

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Com saldo devedor superior a R$ 1 bilhão, Cruzeiro pagaria a sua dívida em mais de 14 anos.
Com saldo devedor superior a R$ 1 bilhão, Cruzeiro pagaria a sua dívida em mais de 14 anos. Foto: (Pedro Vilela/Getty Images)

Um estudo divulgado nesta terça-feira feito pela Sport Track, encomendado pela consultoria Convocados, em parceria com a XP Investimentos, apontou que o pagamento total da dívida que o Cruzeiro possui ativamente seria feito em 14,4 anos se o clube mineiro mantivesse sua média de receitas dos últimos quatro anos.

Terceiro na projeção realizada, o Cruzeiro ficou atrás apenas do Vasco da Gama, que teve prazo estipulado de 15,5 anos para que a totalidade de suas dívidas fossem quitadas e do grande rival Atlético Mineiro, que teve a projeção de 21,4 anos para o pagamento de toda sua dívida.

Leia também:

Tratando como base os 20% de receitas médias dos clubes estudados nos últimos quatro anos, a dívida do Cruzeiro é 4,7 vezes maior que a dos outros clubes. Falando especificamente da Raposa, que conseguiu prolongar seus passivos por conta da criação do condomínio de credores e a implementação do sistema da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), houve a oxigenação da atividade a curto prazo.

Recentemente, um dos treinadores do Cruzeiro no ano do rebaixamento, 2019, da Série A para a Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Mano Menezes, que foi o último a manter uma longa sequência de trabalho no clube mineiro, revelou que a Raposa ainda não realizou o pagamento total dos direitos que deve ao gaúcho e criticou o modelo de SAF adotado pelo alviazul. De acordo com Mano, em entrevista concedida à TNT Sports, o modelo de SAF é utilizado para aliviar as graves situações financeiras que os clubes passam: "Eu achei esse negócio da SAF, uma parte desta questão da SAF, uma grande vigarice. Porque se existe uma coisa sagrada no Brasil são os direitos trabalhistas. Então, na medida em que você permita que se faça uma SAF e pode direcionar e parcelar dívidas de contratação, dívida disso ou daquilo, as dívidas trabalhistas você tem que cumprir, porque no país isso sempre foi sagrado".

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos