Corredor mais famoso do TikTok, Yann Rodrigues explica por que a corrida é o esporte mais democrático do mundo

Filho de um ultramaratonista e uma maratonista, Yann Rodrigues foi apresentado ainda muito novo às pistas. (Divulgação)


Maior tiktoker de corrida do Brasil, o mineiro Yann Rodrigues utiliza todo o seu alcance nas redes sociais para, através de sua rotina e com muito bom humor, popularizar o esporte que ele afirma ser “o mais democrático do mundo”.

“Basta ter um par de tênis e um short para começar; às vezes nem camisa precisa (risos)”, destaca o corredor.

“Pode estar acima do peso ou ser magrinho, alto ou baixinho… não precisa de time, pode ser na rua ou em esteira. A corrida não julga ninguém, por isso é o esporte que mais cresce no mundo”, completa.

Filho de um ultramaratonista e uma maratonista, Yann Rodrigues foi apresentado ainda muito novo às pistas. Talvez, em vez de dar os primeiros passos, ele pode ter dado as primeiras passadas. Pelos benefícios que correr desde cedo lhe proporcionou, ele sugere que a atividade seja adotada por crianças ainda na infância.

“É um excelente esporte para qualquer criança, principalmente porque a corrida vai dar base, vai ajudar a criança a evoluir em qualquer outro esporte. Por exemplo: se o menino joga futebol ou basquete, que seja, ele vai ser um jogador melhor, porque a condição cardiovascular, a coordenação, tudo vai ser bem melhor utilizado”, explica.

Grande impacto na vida pessoal e profissional

Yann Rodrigues enfatiza que não há limite de idade para começar a correr e que os benefícios da modalidade vão além da melhora do condicionamento físico e da queima de gordura; e que pode causar um grande impacto na vida pessoal e profissional.

“Ao mesmo tempo em que é o esporte mais democrático do mundo, ela é o esporte em que mais exige da sua força mental, porque, diferentemente de uma partida de futebol, que você tem um time que depende de você, na corrida, se você quiser desistir, é só parar, não tem nada que te prenda”, frisa.

“É um jogo mental muito forte para você se manter em um treino mais difícil, por exemplo, ou para acordar cedo e ir treinar sozinho… a corrida acaba te dando habilidades que nenhum curso vai te ensinar: constância, resiliência. A corrida nos obriga a cuidar mais de nós mesmos: alimentação, sono, rotina”, complementa.

Dicas de Yann Rodrigues para manter uma rotina ativa

1 – “Nunca se compare com os outros, sempre foque na sua própria evolução. Ou seja, você está melhor hoje do que no último treino? É isso que vale. A sua corrida é contra você mesmo.”

2 – “Assim como em qualquer esporte, a supervisão de um profissional é indispensável nos primeiros momentos, pois evita lesões e frustrações.”

3 – “Fortaleça seu corpo. A corrida não machuca. O que machuca é você não estar preparado. É você extrapolar o seu limite. Muita gente começa a correr despreparada, o que acarreta em lesões, por falta de preparo e acompanhamento.”

A importância da alimentação

Pilar importante na rotina de praticantes de atividades físicas, uma rotina alimentar equilibrada deve ser adotada. Todavia, é importante mudar os hábitos alimentares aos poucos, sem radicalismo, como explica Yann Rodrigues.

“Evite ao máximo mudanças drásticas… vá adquirindo hábitos mais saudáveis: compre uma garrafa de água bem grande para carregar com você, procure beber bastante água desde o começo e adicione salada em suas refeições”, sugere.

“Aos poucos, vá trocando a forma de consumir os alimentos: em vez de frango frito, opte por frango grelhado. Chocolate? Em vez desses mais famosos, coma um da ‘Mais Mu’, que além de ser muito mais saudável, também possui proteína. Passe a ingerir suplementos de vitaminas que faltam em sua alimentação no dia a dia”, indica. (Iúri Totti)