Corinthians se aproxima do fim da maratona de jogos vitorioso, mas desgastado


A maratona dos últimos seis jogos do Corinthians foi fundamental para moldar o moral do grupo para o restante da temporada, onde as competições entrarão em um momento mais agudo e decisivo.

+ ATUAÇÕES: Cássio fecha o gol, e Adson é um dos melhores na vitória do Corinthians sobre o Flamengo

O Timão encerra essa série de partidas nesta quarta-feira (13), simplesmente para confirmar a classificação às quartas de final da Copa do Brasil, encaminhada no confronto de ida, com uma goleada por 4 a 0 sobre o Santos, na Neo Química Arena, no último dia 22 de junho.

Além disso, o clube alvinegro se classificou nas oitavas de final da Libertadores, eliminando o Boca Juniors-ARG, em plena Bombonera, e é vice-líder do Campeonato Brasileiro, a um ponto do primeiro colocado, e arquirrival, Palmeiras.

O preço desse sucesso, no entanto, é o desgaste.

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro e simule as partidas

Boca Juniors x Corinthians
Boca Juniors x Corinthians

'A Batalha da Bombonera', pela Libertadores, desgastou muito o emocional corintiano (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Na parte física, o Corinthians sofreu durante todo o período de batalhas importantes. Os ausentes na maioria dos jogos foram os atletas no qual a nação corintiana colocava a maior expectativa no início do ano, como Fagner, Maycon, Renato Augusto e Willian.

Ainda que referências técnicas, esses jogadores possuem idades mais avançadas, o que preocupa em um processo de acúmulo de partidas importantes, como no futebol brasileiro. Com isso, eles acabaram ‘estourando’ quando o Timão mais precisou. O que fez com que atletas mais jovens fossem ‘colocados contra a parede’ para assumir o protagonismo corintiano em um momento de decisões.

Nomes como Du Queiroz, Adson e Gustavo Mantuan tomaram a frente quando o Corinthians mais precisou e deram conta do recado – o último foi negociado por empréstimo com o Zenit, da Rússia, em contrapeso a vinda de Yuri Alberto.

Essa necessidade da garotada ‘carregar o piano’ acabou expondo alguns a outro tipo de desgaste, o emocional.

E não foi só em atletas mais novos em que o atual momento corintiano pesou, mas até o próprio Vítor Pereira se sentiu afetado com isso.

– Eu estou um pouquinho cansado de emoções. Para ser sincero, precisa me acalmar um pouquinho, ter mais uns dias. Minha preocupação é que mal acaba o jogo e já penso na equipe que vai jogar contra o Santos. Essa é sempre a minha preocupação, o jogo seguinte. Quem são os jogadores disponíveis, quem tem risco de lesão, como vamos equilibrar a equipe para jogar o próximo jogo. Eu precisava mesmo era acalmar as emoções, mas aqui no Brasil é uma montanha-russa, portanto, isso não é fácil. Já tinham me dito, mas tive que vir para cá para ver e sentir – desabafou Vítor na entrevista coletiva concedida após o triunfo sobre o Flamengo, no último domingo (10), pela 16ª rodada do Brasileirão, na Neo Química Arena, em São Paulo.

+ Veja os jogos da Libertadores e faça as simulações das próximas fases

Vitor Pereira - Boca x Corinthians
Vitor Pereira - Boca x Corinthians

Vítor Pereira tem vivido intensamente os desafios com o Corinthians (Foto: JUAN MABROMATA / AFP)

Agora, a tendência é que a carga emocional do Corinthians diminua, pelo menos nas próximas duas semanas, já que o clube não terá pela frente partidas de mata-mata, o que deve voltar a acontecer somente na semana do dia 27 de julho, quando o Timão terá pela frente a ida das quartas de final da Copa do Brasil, com adversário à definir, por sorteio.

Confira o desempenho do Corinthians nos últimos seis jogos, com decisões pela Copa do Brasil, Libertadores e confrontos cascudos pelo Brasileirão:

(duas vitórias, três empates e uma derrota)

- Corinthians 4 x 0 Santos - Neo Química Arena - Oitavas de Final da Copa do Brasil (ida)

- Corinthians 0 x 0 Santos - Neo Química Arena - 14ª rodada do Campeonato Brasileiro

- Corinthians 0 x 0 Boca Juniors-ARG - Neo Química Arena - Oitavas de Final da Libertadores (ida)

- Fluminense 4 x 0 Corinthians - Maracanã (RJ) - 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

- Boca Juniors-ARG 0 (5) x (6) 0 Corinthians - La Bombonera, Buenos Aires (ARG) - Oitavas de Final da Libertadores (volta)

- Corinthians 1 x 0 Flamengo - Neo Química Arena - 16ª rodada do Campeonato Brasileiro

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos