Corinthians aproveita 'mês vazio' e se consolida nas duas frentes restantes da temporada

Elenco comemora com os torcedores a classificação à final da Copa do Brasil (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians)


O mês de setembro está próximo do fim e o Corinthians viveu um de seus meses mais positivos na temporada. O Timão avançou à final da Copa do Brasil e conseguiu se manter no G4 do Brasileirão.

+ Balbuena assume o quarto lugar! Veja os defensores do Corinthians com mais gols na Arena

Setembro também foi o mês no qual o Timão disputou o menor número de jogos, resultando em um maior descanso e tempo de recuperação para os atletas. Vale ressaltar que em janeiro o clube alvinegro disputou apenas duas partidas em razão do início da temporada, que teve início no 25, final do mês.

No momento, três jogadores estão em transição física (Rafael Ramos, Maycon e Júnior Moraes), e o clube trabalha com otimismo para tê-los nos dois jogos contra o Flamengo, pela finais da Copa do Brasil. Apenas Paulinho, com rompimento do ligamento do joelho, retornará na próxima temporada.

Não obstante, a comissão técnica de Vítor Pereira ganhou mais tempo de treino para corrigir erros e melhorar a coesão tática da equipe.

O clube alvinegro disputou cinco jogos em 30 dias, o que dá uma média de um jogo a cada seis dias. Em agosto, a média foi de uma partida a cada três dias.

+ Veja tabela e simule as próximas rodadas do Brasileirão

O principal fator para a 'folga' no calendário foi a pausa inédita durante a Data Fifa, entre os dias 19 e 27. Neste ínterim, os jogadores tiveram três dias de descanso, seguidos de seis sessões de treinos.

No geral, o retrospecto do Timão em setembro foi positivo. Dos cinco confrontos, o Timão venceu dois (Fluminense e Atlético-GO), empatou dois (Internacional e São Paulo), e perdeu um (América-MG), com aproveitamento de 53%. O Corinthians marcou oito gols e sofreu quatro.

Jogos do Corinthians em setembro:
04/09 - Corinthians 2 x 2 Internacional - Brasileirão
11/09 - São Paulo 1 x 1 Corinthians - Brasileirão
15/09 - Corinthians 3 x 0 Fluminense - Copa do Brasil, Semifinal, Volta
18/08 - América-MG 1 x 0 Corinthians - Brasileirão
28/08 - Corinthians 2 x 0 Atlético-GO - Brasileirão

No entanto, o calendário em outubro não dará trégua ao Corinthians, tendo em vista que a equipe disputará oito jogos no mês, sendo dois deles a final da Copa do Brasil, contra o Flamengo.