Contra o São Paulo, Corinthians joga por objetivo próprio e para complicar rival na classificação do Brasileirão

Nas duas vezes que houve Majestoso no Morumbi neste ano, o São Paulo venceu (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)


Não é que o Corinthians desprezará o clássico contra o São Paulo, que será disputado neste domingo (11), no estádio do Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, mas é fato que a cabeça do torcedor corintiano está muito mais no jogo da próxima quinta-feira (15), contra o Fluminense, pela volta da semifinal da Copa do Brasil.

+ Manto do Corinthians: veja os modelos finalistas para quarta camisa do Timão em 2023

E o que o clássico significará para o Timão, então? Tanto a honra de se manter no G4 do Campeonato Brasileiro, quanto a possibilidade de deixar o rival cada vez mais próximo da zona do rebaixamento.

Falando de si, os corintianos fecharam todas as rodadas entre os quatro primeiros da competição nacional. Mas ontem (10), com a vitória do Internacional sobre o Cuiabá, em Porto Alegre, o Time do Povo dormiu fora do grupo que terá vaga direta à fase de grupos da Libertadores do ano que vem.

No entanto, vencer o Majestoso colocará o Corinthians novamente com a mesma pontuação que o Colorado, mas tendo uma vitória a mais, o que credenciará a equipe paulista a voltar para o G4 na terceira ou até mesmo segunda posição - a depender do resultado entre Goiás e Flamengo, que se enfrentam às 19h do domingo (11) na Serrinha, em Goiânia.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os próximos jogos

Agora, falando no São Paulo, uma derrota para o Timão pode ser ainda mais um sinal de que algo precisa ser recalculado. Mesmo na final da Copa Sul-Americana, que foi confirmada na última quinta-feira (8), contra o Atlético-GO, o momento no Brasileirão não é bom. Atualmente, o Tricolor tem 30 pontos, cinco a menos que o Coritiba, primeiro time no Z4. Faltando 13 jogos para o campeonato acabar, é algo para ligar o sinal de alerta.

Além disso, o Majestoso deste fim de semana é a última oportunidade que o Corinthians terá de vencer o São Paulo em 2022. Em três encontros até aqui, são duas derrotas (ambas no Morumbi) e um empate (no primeiro turno do Brasileiro).

Por essa soma de fatores, vencer o clássico na casa do rival tem valor maior do que os três pontos nas mãos corintianas. Se tornaria uma espécie de marco, de grande importância até para mexer com o moral da equipe alvinegra às vésperas da partida mais importante do ano até aqui para o Timão, que é contra o Flu, na próxima quinta-feira (15), pela Copa do Brasil.