Conheça o Mapa do FABR: a casa da estatística do futebol americano no Brasil

Thainá Monteiro/Divulgação


As estatísticas são parte fundamental para o futebol americano. Por meio delas, times são construídos, jogadores conseguem contratos e jornalistas usam e abusam para construir seus textos sobre o esporte da bola oval. E, no Brasil, a casa dos dados tem um nome: o perfil do Instagram e outras plataformas Mapa do FABR.

E o nome por trás das estatísticas é o bibliotecário Filipi Junio, que teve a ideia de iniciar o Mapa do FABR há quatro anos, quando ele era responsável pela comunicação do América Locomotiva, de Belo Horizonte.

“Eu comecei a trabalhar com algumas estatísticas do Próprio Locomotiva. Comecei a compilar os pontuadores, escrever sobre a história do time, refiz a página do clube no Wikipédia e ali comecei a evoluir algumas coisas. O Abraão Coelho sempre pedia para eu fazer alguma coisa. Depois, comecei a aprofundar mais e entrei na antiga página FABR Network, que já não existe mais. Essa página tinha uma pegada muito parecida com o que é o Mapa do FABR”, afirmou.

“Mas a ideia era fazer só uma coisa simples. Depois eu comecei a estender para tudo. Peguei os pontuadores de todos os campeonatos do país de 2009 para cá e criei essa base. Infelizmente, não é tão precisa, porque muitos jogos não foram bem documentados, não tem publicações ou vídeos. Aí fica impossível recuperar essa história”, completa.

Sobre o amor ao esporte da bola oval, Filipi Junio recorda que começou quando ele mudou de Paraty, no Rio de Janeiro, para Belo Horizonte.

“Não tínhamos TV a cabo em Paraty, fomos ter apenas aqui em Minas. Na década de 2000 eu já gostava de basquete, meu tio me levou a jogos do Vasco, que tinha o Nenê (Hilário) e era um time muito forte, que conquistou o Campeonato Sul-Americano. Lembro como fosse hoje. Estava procurando um jogo da NBA e caí no Super Bowl”, recorda.

“Mas, comecei a gostar do futebol americano do Brasil em 2010, quando o Vasco Almirantes, que se se chamava Vasco Patriotas, surgiu. Sempre quando eles vinham jogar em Minas, eu ia assistir. A partir de 2017, comecei a acompanhar mais profundamente, conheci muitas pessoas do meio, acabei entrando no Piratas da Serra, um time que já não existe mais. Depois, assumi a comunicação do Locomotiva e o resto é história”, finaliza.

Importância para o futebol americano no Brasil
O Mapa do FABR é a principal ferramenta de dados para times e imprensa. Apesar de mostrar a importância do projeto, Filipi Junio acredita que os clubes e as ligas precisam se organizar para fornecer as informações com mais exatidão.

“Infelizmente, o Mapa do FABR é a principal fonte de informação. E digo isso com tristeza, já que isso deveria ser uma responsabilidade dos clubes e das ligas. Mas hoje sou eu que coleto. A NFL, a NBA e até outras ligas estrangeiras semiprofissionais fazem essas coletas e disponibilizam para a imprensa. Aqui é o contrário. Mas espero que esse projeto sirva como conscientização, mostrar para os times a importância dos números, principalmente, porque os dados são a base do futebol americano”, explica.

Mapa do FABR fecha parceria com a Rivalo
Além de ser a patrocinadora máster da Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA), a Rivalo fechou uma parceria com o Mapa do FABR. Toda semana, Filipi Junio vai dar palpites e dicas para os amantes do esporte da bola oval apostarem na rodada da maior competição do futebol americano na américa do Sul.

Campanha para ajudar o Mapa do FABR
Recentemente, Filipi Junio lançou uma campanha no APOIA.se para que os amantes do esporte da bola oval possam auxiliar o Mapa do FABR a existir.

“Essa campanha é para ajudar a conquistar alguns fundos, pois hoje tiro a verba do meu salário. Desde do início do ano tenho comprado fotos de profissionais, até para ajudá-los, e tenho o objetivo de contratar um designer no futuro. Além disso, gostaria de fazer um caixa para poder viajar para acompanhar o futebol americano, como o Brasil Bowl, que é muito importante. Espero que a comunidade goste do meu trabalho e me apoie, pois sem isso não vamos conseguir ir para frente”, afirma.

Confira aqui mais informações para apoiar o Mapa do FABR.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos