Confira os atletas que mais se destacam em 5 fundamentos do FABR

Light In Shape/Reprodução


Na véspera da aguardada estreia da Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA), a Agência Valinor Conteúdo consultou o Perfil do Instagram Mapa do FABR, a casa da estatística do esporte da bola oval no país, para levantar os atletas destaques em cinco fundamentos do FABR deste ano. Neste estudo, a plataforma lista os 10 jogadores que mais se sobressaíram em números de touchdowns, passes para TDs, marcadores de extra point, interceptadores e sacks. As listas foram fechadas com as informações de jogos até o dia 1º de maio.

De acordo com os dados do Mapa do FABR, o atleta que mais marcou TDs no Brasil este ano foi Henrique “Bigode”, do Guarulhos Rhynos, com sete. Entre os jogadores que vão disputar a Liga BFA, aparecem empatados na sexta posição, Alexei Severo (Canoas Bulls), Luís Becker (Santa Maria Soldiers) e Nicolas do Canto (Porto Alegre Pumpkins) todos com quatro TDs.

Em relação aos quarterbacks com mais lançamentos para touchdowns, a lista é liderada por Catullo Goes, do Guarulhos Rhynos, com 11 passes para TDs em 2022. Dentre os atletas que vão disputar o maior torneiro de futebol americano do país, aparecem Douglas Rodrigues (Santa Maria Soldiers) com 10 lançamentos para TDs, Jonathan Buenrostro (Canoas Bulls) e Nicolas do Canto (Porto Alegre Pumpkins), sendo os dois últimos com 5 passes para touchdowns até agora na temporada.

O maior marcador de extra point até o momento no Brasil é o kicker Adolfo Braga, do Rio Preto Weilers, com 20 acertos (91% de aproveitamento). Na segunda posição, temos Fabrício Santana, do Santa Maria Soldiers, com 17 conversões e aproveitamento impressionante de 100% de acerto nas tentativas. Além dele, a Liga BFA terá a presença de Éder Lopes, Porto Alegre Pumpkins, 11 acertos (92% de aproveitamento), Vinicius Lemos, Canoas Bulls, 9 acertos (82% de aproveitamento) e Evelys Silva, Manaus FA, com cinco tentativas boas (83% de aproveitamento.

Números defensivos
Há uma velha máxima nos esportes de origens norte-americanas de que “se ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos”. Chegou a hora de abordar duas categorias entre os defensores. Em relação às interceptações, o líder do fundamento no país neste ano vai jogar a Liga BFA e é Thomaz Beda, do Recife Mariners, com seis – o dobro dos segundos colocados no levantamento. Entre os jogadores que vão disputar a Liga se destacam Gil Silva (Jangadeiros FA) com três além de Arthur Danzmann, Giovani Carlesso e João Chelotti (Santa Maria Soldiers) com cada um com duas interceptações ao longo desta temporada.

Por fim, está na hora de falar dos Sacks. Maicon Nascimento, do Canoas Bulls, lidera o quesito ao lado de Julio Barretos, do Nova Serrana Forgeds, com quatro cada um. Gabriel Neris, do Santa Maria Soldiers, aparece na segunda colocação com 3,5. Além deles, a lista contém Alberto Ghazale, do Vasco Almirantes, com 2,5.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos