Como Rudiger foi de quase dispensado a nova estrela do Real Madrid

Rudiger vestindo a camisa do Real Madrid pela primeira vez (Foto: Helios de la Rubia/Real Madrid via Getty Images)
Rudiger vestindo a camisa do Real Madrid pela primeira vez (Foto: Helios de la Rubia/Real Madrid via Getty Images)

LONDRES (INGLATERRA) – Novo reforço do Real Madrid para a próxima temporada, Antonio Rüdiger é considerado hoje um dos melhores zagueiros do mundo. No entanto, o que pouca gente se lembra é que o defensor alemão por pouco não deixou o Chelsea pela porta dos fundos antes de protagonizar uma grande virada de carreira, sendo um dos grandes nomes da conquista da Liga dos Campeões de 2020/21.

Rüdiger chegou ao Chelsea em 2017, contratado junto à Roma após a disputa, e título, das Copa das Confederações do mesmo ano, pela seleção alemã. Inicialmente, o clube inglês pagou 29 milhões de libras (R$ 182 milhões na cotação atual) aos italianos, firmando um vínculo de quatro anos com o zagueiro.

Leia também:

Em suas duas primeiras temporadas, Rüdiger foi considerado um titular absoluto, tanto no último ano de Antonio Conte, quanto sob o comando do também italiano Maurizio Sarri, atuando por mais de 40 jogos nos dois anos, sendo parte importante nas conquistas da Copa da Inglaterra (2017/18) e da Liga Europa (2018/19).

No entanto, uma nova troca de comando acabou atrapalhando a grande sequência do zagueiro. Com a chegada de Frank Lampard em 2019, Rüdiger foi, aos poucos, perdendo espaço, e só não acabou negociado pela falta de propostas interessantes durante a janela de transferência.

“Naquela época, fui sacado da equipe e sequer conseguia entender o motivo disso”, disse Rüdiger em uma entrevista ao The Players' Tribune.

"Tivemos uma reunião um dia, e o técnico (Lampard) me disse que tínhamos um elenco forte e que ele preferia os outros a mim - foi isso, como uma bomba. Depois disso, existiram muitos rumores. Eu estava sendo muito atacado nas redes sociais. Foi o momento mais difícil da minha carreira, e fiquei calado, porque não queria causar problemas para o clube”, acrescentou.

Na primeira temporada completa sob o comando de Lampard, Rüdiger viu seu número de jogos cair pela metade, participando de apenas 26 partidas. Na primeira metade da seguinte, o zagueiro alemão havia entrado em campo apenas nove vezes até a saída do ex-jogador, que acabou demitido em janeiro de 2021.

A chegada de Thomas Tuchel, que já havia tentado levar o compatriota ao Paris Saint-Germain, foi um recomeço para Rüdiger.

"Quando Tuchel chegou e me deu uma chance, foi como uma nova vida para mim. Na verdade, ele fez algo que eu acho que muitos treinadores poderiam aprender. Não tinha nada a ver com táticas. Ele simplesmente veio até mim e ele disse: 'Toni, me fale sobre você’”, disse o zagueiro alemão, antes de continuar.

“Ele perguntou como pessoa, não jogador. Isso foi algo inexplicável. Quando ele me deu a chance, eu estava tão motivado, que sabia que nunca mais voltaria para o banco. Eu coloquei na minha cabeça que daria 200% por esse clube, apesar de tudo que falaram para mim naquela época.”

Promessa feita, promessa cumprida. Rüdiger entrou no time e não saiu mais. De lá para cá, foram 79 jogos sob o comando de Tuchel, sendo 78 como titular, e sendo substituído em apenas um – atuou do início ao fim em todos os outros.

A “cereja do bolo”, como o próprio Rüdiger classificou durante a entrevista, foi o título da Liga dos Campeões de 2020/21, conquistada após vitória sobre o Manchester City. Além disso, o alemão ainda acumulou um título da Supercopa da Uefa e do Mundial de Clubes, além de três vices da Copa da Inglaterra e dois da Copa da Liga Inglesa.

Nesta semana, Rüdiger assinou um contrato de quatro anos com o Real Madrid - a custo zero, já que seu vínculo com o Chelsea havia se encerrado. O zagueiro passa a ser um dos mais bem pagos do esporte, em um dos maiores clubes do mundo. Nada mal para quem estava escanteado há pouco mais de um ano.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos