Com surpresa, Santos tem quatro atletas em lista de melhores jovens do mundo

Zanocelo está emprestado ao Santos pela Ferroviária (Foto: Ivan Storti / Santos)


O Santos teve quatro jogadores na lista divulgada pelo CIES Football Observatory (Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte) de melhores jogadores do mundo entre os atletas nascidos em 2001, 2003 e 2004. O estudo é feito através de métricas importantes para avaliar atletas.

Entre os mais novos, o atacante do Peixe, Ângelo, ficou em quinto lugar, com 70.1 pontos, atrás apenas de Victor Hugo (Flamengo), Daniil Khudyakov (Lokomotiv-RUS), Slonina (Chicago Fire-USA) e Gavi (Barcelona-ESP), uma das sensações do futebol europeu na temporada passada.

No ano de 2003, o camisa 9 e titular do Santos, Marcos Leonardo, somou 74.9 pontos e garantiu a oitava colocação, atrás de: Gusto (Lyon-FRA), Moriba (Valencia-ESP), Infantino (Rosario Central-ARG), Zakharyan (Dinamo-RUS), Elliott (Liverpool-ING), Musiala (Bayern-ALE) e Bellingham (Borussia Dortmund-ALE).

Por fim, na lista de 2001, o volante Vinicius Zanocelo, com 80.3 pontos, ficou no 26º lugar. O jogador está emprestado ao Santos junto à Ferroviária e deve ser comprado pelo Peixe, como confirmou o presidente Andres Rueda. A lista ainda conta com o lateral-esquerdo Lucas Pires, na 34º lugar, com 78.6 pontos.

Revelado pelo Santos, o zagueiro Kaiky também está na lista, com 60.5 pontos. O defensor é um dos garotos mais novos a marcar gol na história da Libertadores pelo Santos e foi vendido ao Almería por por 7 milhões de euros (cerca de R$ 37,5 milhões). Ele já estreou no time da Espanha e recebeu elogios.