Com Alzheimer avançado, Edgardo Bauza viraliza após foto com camisa da Argentina

Edgardo Bauza orienta Rosario contra o rival Newell's Old Boys. Foto: Gustavo Garello/Jam Media/Getty Images
Edgardo Bauza orienta Rosario contra o rival Newell's Old Boys. Foto: Gustavo Garello/Jam Media/Getty Images

O ex-técnico de futebol Edgardo Bauza, de 64 anos, viralizou nas redes sociais quando a sua foto com a camisa da Argentina foi compartilhada. Quem fez esse post após a vitória dos “Hermanos” foi o amigo e ex-representante de Bauza Gustavo Lescovich.

Bauza treinou a Argentina em 2016 e 2017 e no ano de 2019 foi diagnosticado com Alzheimer, fato em que o retirou dos gramados. “El Patón”, como é conhecido entre os argentinos, já perdeu a fala e não consegue reconhecer as pessoas que são do seu convívio.

Leia também:

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

A imprensa argentina já divulgou que a doença de Bauza encontra-se em um estágio avançado. Quem informou primeiro foi o jornalista argentino da ESPN Juan Manuel “Bambino” em depoimento para o site Cielo Sports, que também comentou do estado de saúde de outro ex-técnico Carlos Bilardo.

"Bilardo está consciente. Não está passando tão mal como Edgardo Bauza, que tem Alzheimer muito avançado e que, hoje, está com a saúde complicada. O Patón começou a piorar depois da Copa da Argentina. Somos seres muito frágeis. Hoje ele vive um pouco em Quito e um pouco em Rosário. As cores e até a ordem das refeições estão confusas", disse.

CARREIRA

Bauza foi jogador nas décadas de 70, 80 e 90 e iniciou e terminou esse ciclo com a equipe argentina do Rosario Central. Atuou como zagueiro e venceu dois campeonatos argentinos com os “Cannallas” em 1980 e 1987. Também defendeu Atlético Junior, Veracruz e Independiente.

Também começou e concluiu o seu ciclo de técnico no Rosario. Os seus principais títulos são Torneio Clasura, do Peru, com Sporting Cristal em 2004, Campeonato Equatoriano (2007 – 2010), Libertadores (2008) e Recopa (2010) na LDU, outra Libertadores com San Lorenzo em 2014 e uma edição da Copa Argentina com Rosario na temporada (2017/18).