COI restabelece Jim Thorpe como único vencedor olímpico de 1912

Thorpe foi eleito o maior atleta da primeira metade do século 20 pela Associated Press. Foto: Hum Images/Universal Images Group via Getty Images
Thorpe foi eleito o maior atleta da primeira metade do século 20 pela Associated Press. Foto: Hum Images/Universal Images Group via Getty Images

Jim Thorpe, despojado de suas medalhas de ouro de 1912 porque havia sido pago para jogar beisebol da liga menor, foi reintegrado na última quinta-feira (14) como o único vencedor do decatlo e pentatlo olímpico daquele ano pelo Comitê Olímpico Internacional.

Thorpe, eleito o maior atleta da primeira metade do século 20 pela Associated Press, venceu o decatlo e o pentatlo nas Olimpíadas de Estocolmo. No entanto, como ele jogou beisebol da liga menor em 1909-10 - ganhando de US$ 2 por jogo a US$ 35 por semana - ele foi destituído das medalhas em 1913 por violar as regras de amadorismo existentes. A União Atlética Amadora nos Estados Unidos retirou o status de amador de Thorpe, e o COI por unanimidade destituiu Thorpe por ser um profissional.

Leia também:

A decisão tem sido controversa desde então, especialmente para as comunidades nativas americanas. Thorpe era um membro da Sac and Fox Nation, e foi o primeiro nativo americano a ganhar uma medalha de ouro.

Após anos de lobby, o Comitê Executivo do COI restabeleceu Thorpe em outubro de 1982, mas disse que ele era o co-campeão com Hugo Wieslander (decatlo) e Ferdinand Bie (pentatlo). Agora, ele foi restaurado como o único campeão.

"Esta é uma situação excepcional e única", disse o presidente do COI, Thomas Bach. "É abordado por um gesto extraordinário de fair play dos Comitês Olímpicos Nacionais em questão."

"Estamos muito gratos que sua injustiça de quase 110 anos foi finalmente corrigida, e não há confusão sobre o atleta mais notável da história", disse Nedra Darling, cofundadora do Bright Path Strong, um grupo criado para compartilhar Vozes nativas americanas e uma organização líder que lutou por Thorpe - que morreu em 1953 - para recuperar suas medalhas. Ela também é cidadã da Prairie Band Potawatomi Nation.

Uma petição no site Bright Path Strong, pedindo ao COI para restabelecer Thorpe como único campeão em ambos os eventos, atraiu 75.000 assinaturas. A notícia da reintegração de Thorpe foi relatada pela primeira vez pelo portal Indian Country Today.

Thorpe jogou beisebol profissional com o New York Giants, Cincinnati Reds e Boston Braves. Ele voltou ao futebol com o Canton Bulldogs, e foi membro do primeiro time de toda a década da NFL em 1931. Ele se aposentou do futebol profissional em 1928 aos 41 anos e é membro do Pro Football Hall of Fame.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos