COI convida FIA a se inscrever nas Olimpíadas de 2028

Entrada do automobilismo nas Olimpíadas passaria pelo uso de carros elétricos. Foto: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Entrada do automobilismo nas Olimpíadas passaria pelo uso de carros elétricos. Foto: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

A Fórmula 1 e os Jogos Olímpicos nunca andaram muito próximos, mas nos últimos anos foram dados passos para uma possível união que agora está mais perto do que nunca. O COI enviou à FIA um convite para apresentar um projeto para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028.

O COI e a LA28 convidaram até nove federações de diferentes esportes para analisar sua possível integração nos Jogos Olímpicos e estudar um projeto. Entre eles, a presença mais surpreendente é a da FIA, já que o automobilismo nunca foi reconhecido como esporte pelo COI.

Leia também:

Na última década, muitos passos foram dados para a integração entre o automobilismo e o COI. De fato, o Comitê Olímpico Internacional só reconhece a FIA como entidade desde 2012, e nesses dez anos foram dados passos com o objetivo de que a Fórmula 1 acabasse tendo sua presença nos Jogos Olímpicos.

Além do automobilismo, existem outros oito esportes como críquete, breakdance, beisebol, futebol americano, lacrosse, karatê, kickboxing e squash, geralmente fora das Olimpíadas que foram convidados pelo COI e Los Angeles 2028.

Vale lembrar que em 2018 nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018 o automobilismo já participou como esporte de exibição com karts elétricos, e é bastante plausível que o modelo da FIA para Los Angeles em 2028 também passe pela eletricidade.

O automobilismo só teve presença nos Jogos Olímpicos modernos, em 1900, em Paris, como esporte de exibição.

No final do mês a FIA terá que apresentar o projeto definitivo para embarcar no movimento olímpico de LA28.