COB promove primeiro 'Fórum da Mulher no Esporte' nesta quinta

Isabel Swan, coordenadora da área Mulher no Esporte do COB (Foto: Gaspar Nóbrega/COB)


Com objetivo de exaltar o papel da mulher no esporte, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) preparou o primeiro fórum oficial sobre o assunto, que será realizado nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. O evento contará com participação de medalhistas olímpicos, em debate sobre a equidade entre os gêneros.

Entre os nomes de peso que estarão presentes estão a campeã olímpica Jaqueline Silva, e a também medalhista Natália Falavigna. De acordo com a idealizadora e coordenadora da área "Mulher no Esporte" no COB, Isabel Swan, o evento será muito importante na representatividade feminina para as futuras gerações de atletas.

+ Isaquias Queiroz anuncia quando irá se aposentar


- O 1° Fórum Mulher no Esporte marca a importância de desenvolvermos políticas de equidade no esporte. A partir de programas formalizados visando o aumento da participação feminina nos vários âmbitos esportivos, poderemos chegar na igualdade de representatividade. Esse é um ciclo especial, e a Olimpíada de Paris será a primeira na história em que teremos o mesmo número de atletas homens e mulheres nos Jogos Olímpicos - disse.

A ação contará com uma série de palestras e homenagens à ícones femininos do esporte brasileiro. Uma delas é Aída dos Santos, finalista nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964. Além disso, o encontro marca o aniversário de um ano da criação do "Mulher no Esporte" no COB.

+ Bia Haddad, Rayssa Leal e Rebeca Andrade se destacam em conquistas do Brasil

VEJA TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO

Data:
18 de agosto
Local: Teatro XP Jóquei Clube Gávea
Horário: 14h às 19h

14h - Credenciamento
14h30 - Abertura com Paulo Wanderley, presidente do COB
14h40 - Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres
14h50 - Introdução do tema Mulher no Esporte com Isabel Swan, coordenadora da área Mulher no Esporte do COB e medalhista olímpica

Palestra - Como chegamos até aqui?
15h - Bárbara Pires, Pós-Doutora em Gênero no Esporte
15h20 - Nicole Hoevertsz, vice-presidente do COI

Mesa 1 - A mulher atleta
16h - Mariana Mello, Gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB
16h20 - Natália Falavigna (medalhista de bronze em Pequim 2008), Daiane dos Santos (campeã mundial de ginástica artística), Danielle Zangrando (primeira judoca medalhista em Mundial) e Jaqueline Silva (medalhista de ouro em Atlanta 1996)
17h - Coffee break

Mesa 2 - O que pode ser feito: caminhos para a igualdade na prática
17h30 - Soraya Carvalho, atleta olímpica e Gerente do Instituto Olímpico Brasileiro
17h50 - Mariana Dantas, superintendente especial de esportes do Governo do Estado de Sergipe; Mariana Miné, CEO Confederação de Rugby; Adriana Behar, CEO Confederação Brasileira de Vôlei e medalhista olímpica
18h30 - Homenagem especial para Aída dos Santos
18h50 - Encerramento do evento - Atração musical: Nilze Carvalho.