COB detalha operação do Time Brasil para Jogos Sul-Americanos em Assunção

O mascote dos Jogos Sul-Americanos é a "Tirika" (Divulgação/Assunção 2022)


No dia 1 de outubro, será dada a largada para os Jogos Sul-Americanos de 2022, que acontecerão em Assunção. Na capital paraguaia, o Time Brasil terá a sua maior delegação do ciclo olímpico: serão mais de 700 pessoas, incluindo profissionais de diversas áreas de suporte e aproximadamente 470 atletas, que competirão em 45 modalidades.

+ LANCE! entra no Pacaembu e mostra como está a reforma do estádio; veja fotos!

Sebástian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento e Operações Internacionais do Comitê Olímpico do Brasil e chefe da Missão Assunção 2022, detalhou como a entidade máxima do esporte nacional tem operado na logística para o torneio.

– Foi definido o seguinte formato: o atleta sai do Brasil com dois dias de antecedência, chega lá na parte da manhã, tem treinamentos durante o dia e também na véspera da sua estreia. Depois compete e, no dia seguinte após o término da sua apresentação, retorna ao Brasil para dar sequência aos seus treinamentos visando outros campeonatos – ele explicou.

Para que tudo saia conforme o planejado, representantes do COB fizeram duas visitas ao Paraguai. A primeira ocorreu durante o Seminário de Chefes de Missão, no qual foram abordados tópicos como infraestrutura, alimentação, área médica, controle antidoping, segurança, voluntariado e outros. Já na segunda, com a presença da equipe de operações, mapeou-se pontos de atenção relacionados às acomodações e ao transporte.

– No primeiro momento, o maior desafio foi conseguir encaixar uma competição multiesportiva dentro do planejamento de cada modalidade. Depois, juntar as demandas específicas de todas as modalidades e receber as informações de maneira correta do Comitê Organizador com certa antecedência, para que possamos atender nossos atletas da melhor maneira possível – destacou Pereira.

-> AO VIVO E DE GRAÇA: LANCE! está transmitindo ao vivo e de graça jogos da Bundesliga. Confira todas as informações sobre o torneio e transmissão aqui.

Já em relação à parte esportiva, Mariana Mello, Gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB, projeta uma boa campanha dos representantes brasileiros no Paraguai, visando a liderança do quadro de medalhas. Na última edição dos Jogos Sul-Americanos, realizada em Cochabamba, no ano de 2018, o Brasil ficou na segunda colocação, atrás da Colômbia.

– Nossa expectativa é sim de voltar ao topo do quadro de medalhas. Estamos indo com uma delegação qualificada, composta por um misto de atletas jovens, que terão a sua primeira experiência em jogos multiesportivos adultos, e outros com mais experiência, que servirão de suporte para os mais novos. Temos totais condições de fazer uma ótima campanha e conseguir resultados importantes em Assunção – disse Mello.

Os Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022 acontecem entre os dias 1 e 15 de outubro e serão transmitidos gratuitamente pelo Canal Olímpico do Brasil, que é feito em parceria com a NSports.