Circuito CPFL Energia reúne mais de dois mil corredores em Campinas (SP)

A etapa de Campinas do Circuito CPFL Energia ocupou as ruas do centro da cidade. (Foto de Alexandre Koda/Koda Comunicação/Divulgação


Na noite do último sábado (10), cerca de 2.500 pessoas participaram da etapa Campinas do Circuito CPFL Energia, um evento gratuito com corridas de 5 e 10km e caminhada de 5km disputado nas ruas do centro da cidade. A gratuidade nas inscrições se deve à Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), instrumento que permite a empresas destinarem parte dos impostos devidos ao patrocínio de eventos esportivos.

A etapa de Campinas teve patrocínio da CPFL Energia e fez parte da programação do Circuito CPFL – frente de atuação do Instituto CPFL que reúne atividades itinerantes de cultura e esporte em cinco estados: RS, SP, MG, CE e PR.

Toda a estrutura do evento foi montada no Largo do Rosário, que começou a receber o público a partir das 18h para iniciar os preparativos para a largada. Às 18h40m, uma professora de educação física animou as pessoas com uma sessão de aquecimento e alongamento e, às 19h, foi dada a largada para todas as distâncias.

Energia nas alturas

A animação tomou conta dos corredores e caminhantes, que eram recepcionados no trajeto ao som de sucessos da música internacional, como “Another Brick in the Wall”, do Pink Floyd, e “We Will Rock You”, do Queen, performadas pelo DJ do evento. Os percursos foram montados todos em asfalto e por ruas como Barão de Jaguara, Av. Dr. Moraes Sales, Irmã Serafina, Av. Anchieta, Orosimbo Maia, Dona Libânia e Major Solon.

A animação tomou conta dos corredores e caminhantes, que eram recepcionados no trajeto ao som de sucessos da música internacional, como “Another Brick in the Wall”, do Pink Floyd, e “We Will Rock You”, do Queen, performadas pelo DJ do evento. Os percursos foram montados todos em asfalto e por ruas como Barão de Jaguara, Av. Dr. Moraes Sales, Irmã Serafina, Av. Anchieta, Orosimbo Maia, Dona Libânia e Major Solon.

Elizangela da Cunha fez os 5 km e elogia a estrutura. “Foi uma prova sensacional, com clima agradável e uma energia incrível entre os participantes”, ressalta a corredora que fala sobre a importância de um evento gratuito como esse. “A CPFL arrasou, esse é o caminho para incentivar quem já corre e quem está iniciando no esporte”, completa Elizangela que veio de Mogi Mirim para prestigiar o evento.

Ansiedade para correr

O paulistano Rafael Leonardo de Souza morou um ano em Campinas por conta do trabalho, mas não conseguiu participar de corridas por conta da pandemia. “Assim que fiquei sabendo desta prova corri para fazer a inscrição e o percurso foi muito bom, mesmo com as ladeiras que ‘matam’ um pouco a gente”, ressalta o corredor que fez os 10 km. “Correr no centro da cidade é muito legal”, completa.

Tathiane Amaral, uma das colaboradoras da CPFL Energia, que faz parte da equipe de corrida oficial da empresa, fala sobre o incentivo para a prática de atividade física. “Correr é maravilhoso e é muito legal a empresa contribuir para fazermos o que gostamos”, ressalta a assistente executiva. “O percurso é muito bonito e ver a cidade iluminada tem uma energia diferente”, conta.

Tatiane era sedentária e começou a correr em 2018, ocasião da primeira edição da etapa Campinas do Circuito CPFL Energia. “Isso mudou a minha vida e da minha família, então para mim é muito importante a empresa promover eventos como esse”, enfatiza.

Pódio da etapa Campinas do Circuito CPFL Energia

Nos 10 km masculino a vitória ficou com Paulo Campos ao marcar 35min27, seguido por Jonatas dos Santos (36min37) e Josiclei de Oliveira (37min57), enquanto entre as mulheres Isabela Marchiori foi a campeã com 43min27, seguida por Nubia Bispo vieira (43min58) e Tamara Padula (45min37). Na categoria masculina dos 5 km, quem levou a melhor foi Jhenniffer Raisa da Silva com 15min57, na segunda colocação chegou Vinicius Alves (16min17), seguido por Joanderson Dias (16min20), enquanto na prova feminina Marcella Cocenza foi a melhor com 20min36, seguida por Andreia Santos (20min49) e Cristiana Paula Silva (21min28).

Os três primeiros colocados entre os homens e entre as mulheres receberam troféus de premiação e todos os corredores e caminhantes que completaram a prova ganharam uma medalha de participação.

“É uma satisfação muito grande para a CPFL patrocinar uma corrida como essa, que tem muito da nossa filosofia de segurança, saúde e qualidade de vida. Foi ótimo também ver os nossos colaboradores correndo hoje aqui”, relata Gustavo Estrella, CEO da CPFL Energia, que correu os 10 km. “Foi difícil, mas consegui chegar bem ao final”, brinca o executivo.

Etapas em São Paulo e Rio Grande do Sul

O Circuito CPFL Energia passou por nove etapas este ano, no interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul, o que é motivo de orgulho para Gustavo. “Trazemos um compromisso para os nossos colaboradores e para a comunidade e essa interação é muito importante para nos aproximarmos mais da população”, ressalta o presidente.

Os resultados oficiais e fotos estarão disponíveis em breve no site oficial do evento.

A etapa Campinas do Circuito CPFL Energia é uma realização da Associação de Cultura e Esporte Social Rede Acesso, da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), com patrocínio da CPFL Energia e apoio da Prefeitura de Campinas.