Ciclista Henrique Avancini ganha documentário contando superação

Nascido em Petrópolis (RJ), Henrique Avancini está com 33 anos atualmente (Foto: Fábio Piva/Red Bull Content Pool)


Um dos grandes nomes do esporte brasileiro, o ciclista Henrique Avancini ganhou um documentário, que estreia nesta quarta-feira, na Red Bull TV. Em cinco episódios, a série, em coprodução com o Canal OFF, recorda a trajetória de Avancini até a linha de chegada da etapa brasileira da Copa do Mundo de mountain bike, que voltou ao Brasil depois de 17 anos por influência do atleta. O Avança - como também é conhecido - relembra como, sozinho, reuniu energias para se colocar entre os melhores do mundo em uma viagem "absurda" pela Europa e abriu trilhas para o desenvolvimento do esporte.

A série, que recebeu o nome de Efeito Avancini, também conta sobre a disputa contra o multcampeão Nino Schurter, a quase perda de um dedo arrumando a bicicleta e os desafios de lidar com a depressão, problema que, de modo especial, ele traz à tona ao público.

- Além de reviver a minha trajetória, ter a minha história relembrada por pessoas próximas a mim foi bastante interessante. Como atleta, a gente acaba sempre mirando o próximo desafio, a próxima competição... e foi um exercício de muita apreciação e de gratidão poder relembrar em detalhes tanto os momentos de glória e felicidade como os grandes desafios que passei e as barreiras que tive de atravessar para construir uma carreira que se tornou de muito sucesso e significado, maior até do que o significado esportivo - analisou Avancini, atleta da Cannondale Factory Racing Team.

Por meio de depoimentos do pai, de amigos e de profissionais que mudaram a carreira de Avancini, o documentário ainda brinda o público com os efeitos que o atleta gerou tanto ao esporte brasileiro quanto ao estilo de vida sobre duas rodas.

- Eu esperava que o efeito nas pessoas seria muito forte e marcante, mas, para ser sincero, foi além do que eu esperava. Foi além de qualquer projeção, principalmente pelo o que significou aos atletas, dirigentes e equipes que estão neste contexto há tanto tempo. Demonstra o valor do acontecimento. A espera de mais de 15 anos foi necessária, pois, neste tempo, o esporte mudou, cresceu, passou por uma maturação e entregou algo que foi especial não só ao Brasil, mas ao mundo. É algo realmente especial na história, que temos de nos orgulhar muito - completou o atleta.

O primeiro e o segundo episódios da série Efeito Avancini estão disponíveis gratuitamente, em português, na Red Bull TV. Os demais episódios serão lançados semanalmente na plataforma. Já no canal OFF, a série tem estreia marcada para o dia 14 de outubro, às 19h (de Brasília), e terá episódios semanais, toda sexta-feira.