Chegada de Neymar ao PSG completa cinco anos; relembre momentos e veja números


exatamente cinco anos, no dia 3 de agosto de 2017, o Paris Saint-Germain anunciava a contratação do brasileiro Neymar Jr., a mais cara feita por um clube na história do futebol mundial. E de lá para cá, a relação entre clube e jogador passou por altos e baixos, com momentos de amor e ódio.

Depois de brilhar com a camisa do Barcelona, onde ficou por quatro anos, Neymar desembarcava na capital francesa com o status de astro e com a expectativa de colocar o PSG no topo do mundo. O projeto do time parisiense era de que o camisa 10 guiasse o clube à conquista da Champions League, algo que não aconteceu.

Neymar na chegada ao PSG, em 2017
Neymar na chegada ao PSG, em 2017

Neymar em sua chegada ao PSG (Foto: LIONEL BONAVENTURE / AFP)

+ Veja a tabela e os jogos da Ligue 2022/23

NÚMEROS

Ao todo, Neymar disputou 145 partidas com a camisa do Paris Saint-Germain, com 102 gols e 60 assistências. O brasileiro é o quinto maior artilheiro do clube francês, atrás de Edinson Cavani (200 gols), Kylian Mbappé (170), Zlatan Ibrahimovic (156) e Pauleta (109).

TÍTULOS
Nesses cinco anos, Neymar colecionou títulos com a camisa do time da Cidade Luz. Em números gerais, o brasileiro foi campeão 13 vezes. Foram quatro Campeonatos Franceses, três Copas da França, duas Copas da Liga Francesa e quatro Supercopas da França - uma no último fim de semana, inclusive.

Neymar - PSG
Neymar - PSG

Neymar brilhou na conquista da Supercopa da França 2022 (Foto: C. Gavelle / PSG)

MOMENTOS DELICADOS
Além das glórias, Neymar teve também momentos difíceis e polêmicas nos cinco anos. Nos dois primeiros anos, duas lesões parecidas marcaram a temporada do brasileiro, que teve problemas na região do quinto metatarso do pé direito. Na temporada, uma contusão no tornozelo esquerdo o deixou longe dos gramados.

+ Premier League completa 30 anos: escalamos a seleção ideal da história

Fora das quatro linhas, indisciplinas e até um desejo de deixar o Paris Saint-Germain foram os mais marcantes. No meio de 2019, o camisa 10 declarou publicamente que tinha a intenção de voltar ao Barcelona, mas a negociação não avançou. Com a ira da torcida, o atleta precisou batalhar para recuperar o carinho.

Neymar lesão PSG
Neymar lesão PSG

Neymar teve lesões sérias com a camisa do PSG (Foto: GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP)

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos