Charles Leclerc faz a pole do Grande Prêmio da Itália

O piloto monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, foi o mais rápido do treino de classificação deste sábado e vai largar na pole position do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, no domingo, à frente do britânico George Russell, da Mercedes.

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, atual campeão e líder do Mundial de pilotos, fez o segundo melhor tempo, mas devido a uma punição por ter trocado de motor, sairá da sétima posição.

A segunda fila será formada pelas duas McLaren, com o britânico Lando Norris em terceiro e o australiano Daniel Ricciardo em quarto. Em seguida, o espanhol Fernando Alonso (Alpine) e o francês Pierre Gasly (ALphaTauri) tentarão segurar Verstappen na largada.

O qualifying deste sábado foi marcado pelas várias punições devido a mudanças de peças de motor e de caixas de câmbio além dos limites autorizados a cada temporada pelo regulamento.

Além do holandês, outros oito pilotos estão punidos, entre eles seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, que perde dez posições, apesar de ter sido o quarto mais rápido na classificação.

A outra Ferrari, do espanhol Carlos Sainz, sairá do fundo do grid, mesmo com o terceiro melhor tempo. Assim como o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), quinto melhor na classificação, mas penalizado por também ter trocado várias peças de seu motor.

ole/dam/pm/cb